Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de 40% aplicada a uma lista de 249 produtos brasileiros. A decisão, publicada pela Casa Branca, beneficia itens como carne bovina, café, açaí, cacau e outros produtos agroalimentares.
Diferentemente da ordem executiva divulgada na semana passada — que tinha alcance global —, a medida desta quinta-feira é exclusiva para o Brasil. Segundo o governo norte-americano, a mudança resulta das negociações entre os dois países. No texto, o presidente Donald Trump mencionou a conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de outubro.
A isenção vale para produtos que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro, data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, quando o tema das tarifas foi discutido.
Na semana anterior, Washington já havia reduzido tarifas sobre cerca de 200 produtos alimentícios de diversos países — incluindo itens brasileiros — de 50% para 40%. Com a nova decisão, produtos como café e carne retornam aos patamares anteriores ao tarifaço imposto pelo governo Trump.



