Programa Gás do Povo começa a valer em Porto Alegre; veja quem tem direito
Pesquisar
Foto: Ricardo Botelho/MME

Programa Gás do Povo começa a valer em Porto Alegre; veja quem tem direito

Programa do Governo Federal que prevê a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha começa a operar nesta segunda-feira (24) na Capital

Compartilhe esta notícia:

A partir desta segunda-feira (24), começa efetivamente a distribuição do Gás do Povo, programa do Governo Federal que prevê a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em vulnerabilidade. Porto Alegre integra o grupo das capitais contempladas na etapa inicial, com 23.932 famílias atendidas.

A operação inaugura a fase de ampliação do programa, que tem como meta alcançar mais de 15 milhões de lares até março de 2026. Com essa expansão, o Gás do Povo se consolida como uma das maiores políticas nacionais voltadas à redução da fome, da pobreza energética e dos riscos decorrentes do uso de fontes inadequadas para o preparo de alimentos.

Segundo o Governo Federal, a iniciativa busca fortalecer a segurança energética, incentivar práticas de cozimento mais limpas e garantir acesso ao gás como instrumento de dignidade social. A oferta gratuita do botijão reduz a dependência de lenha e outros combustíveis poluentes, que costumam impactar de forma mais intensa mulheres e crianças, além de trazer ganhos para a saúde e o meio ambiente.

Nesta fase, 997,5 mil famílias receberão o benefício nos dez estados que participam do início da operação. Além de Porto Alegre, estão incluídas Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

O programa foi lançado em setembro, em Belo Horizonte. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o caráter social da iniciativa e a importância de garantir que as famílias tenham condições de preparar seus alimentos.
“Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e ao gás para cozinhar”, declarou, defendendo o papel do Estado no apoio às populações mais vulneráveis.

Poderão receber o benefício as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). É necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o cadastro atualizado. Beneficiários do Bolsa Família têm prioridade.

A operação marca também a mudança do modelo anterior, que repassava o valor em dinheiro, para um sistema de entrega direta do botijão. De acordo com o governo, essa alteração aumenta a efetividade da política pública, reduz fraudes e garante que o benefício seja aplicado exatamente onde é necessário: na recarga do gás utilizado no cotidiano das famílias.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.