Urgente! Justiça mantém aulas presenciais suspensas em todo o Estado
Reprodução

Urgente! Justiça mantém aulas presenciais suspensas em todo o Estado

Decisão de manter a liminar foi unânime entre os desembargadores

Compartilhe esta notícia

Por unanimidade, os desembargadores da 4° Câmara Cível do Tribunal de Justiça decidiram manter a liminar que suspende a volta das aulas presenciais em todo o estado do Rio Grande do Sul enquanto este estiver em bandeira preta. O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (26), após ter sido antecipado. Contrários ao agravo apresentado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS) votaram os desembargadores Antonio Vinicius Amaro da Silveira, Eduardo Uhlein e Alexandre Mussoi Moreira.

O desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, primeiro a voar, reconheceu que lugar de criança deve ser na escola, porém que o balizador no Estado ainda é a bandeira preta, e que com isso “O retorno pretendido deve se dar mediante a constatação de circunstâncias sanitárias seguras para toda a comunidade envolvida, não apenas as crianças, mas também aos pais, professores, auxiliares, atendentes, encarregados da limpeza, merendeiras, colaboradores das escolas e transportadores coletivos”.

O segundo a proferir seu voto foi o desembargador Eduardo Uhlein. O revisor do processo direcionou seu voto no mesmo sentido, e acrescentou que o Decreto que está em julgamento foi, segundo Uhlein, editado na pior situação da pandemia do Estado.

O último a manifestar o voto foi o desembargador Alexandre Mussoi Moreira. Ele iniciou sua fala lamentando o protesto em frente a residência da juíza Cristina Marquesan da Silva, ocorrido na tarde desse domingo, e destacou que não há elementos novos que autorizem a volta às aulas, como, por exemplo, a vacinação de professores.

Outros dois agravos, um do Estado e outro do Ministério Público, tambem foram julgados pelos desembargadores que, por unanimidade, também foram negados. Ambos contestavam a decisão do último final de semana da juíza Cristina Marquesan da Silva, que manteve a liminar que suspende as aulas presenciais, mesmo diante dos termos do novo Decreto do Estado, publicado na última sexta.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!