Foto: Giulian Serafim/PMPA

Alunos do 6º ao 9º anos retomam aulas presenciais nesta segunda-feira em Porto Alegre

Para um retorno mais seguro, os profissionais de ensino passam por testagem periódica para Covid-19

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Cerca de 14 mil alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental devem retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira, 17. Ao todo, 14.519 estudantes dessa faixa estão matriculados em escolas municipais de Porto Alegre. Eles somam-se às 44 mil crianças, cujo comparecimento às escolas reiniciou entre os dias 29 de abril e 10 de maio.

Ao longo das primeiras semanas de aulas desde o dia 29 de abril, o levantamento diário realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) apontou o comparecimento total de mais de 35 mil crianças, nos turnos da manhã e tarde. “Estamos bastante satisfeitos por este retorno ter acontecido sem maiores alterações, de uma forma sustentável, e com uma boa adesão por parte das famílias”, avalia a secretária Janaina Audino.

O calendário de retorno às aulas presenciais prevê uma volta escalonada, por faixa escolar, a cada semana. Na segunda-feira da semana que vem, dia 24, será a vez dos alunos do Ensino Médio, Cursos Técnicos e Curso Normal.

A estratégia de distanciamento, apresentada ainda no mês de fevereiro, estabelece um revezamento das turmas, com a possibilidade de atendimento de 100% das crianças matriculadas em até cinco dias, conforme a configuração das salas de cada unidade escolar.

Como política de apoio a um retorno mais seguro das atividades pedagógicas presenciais, os profissionais de ensino do município (professores e funcionários) estão passando por testagem periódica para Covid-19. Até sexta-feira, 14, foram encaminhados para teste 2.015 profissionais de 15 escolas, dos quais 344 já coletados e 223 com resultados entregues. Nenhum resultado positivo foi detectado. (PMPA)