Coordenador do Enem deixa o cargo após ofensiva do governo federal sobre conteúdo da prova
Foto: Fabio Pozzebon/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Coordenador do Enem deixa o cargo após ofensiva do governo federal sobre conteúdo da prova

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Compartilhe esta notícia

Responsável pela coordenação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Anderson Soares Furtado Oliveira, deixou o cargo nesta terça-feira (25). Ele estava no posto havia oito meses.

A exoneração, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, consta do DOU (Diário Oficial da União) e foi feita a pedido, segundo o governo. O posto será assumido por Michele Cristina Silva Melo.

O pedido de demissão de Oliveira ocorre meses após uma ofensiva do governo sobre o conteúdo do Enem. No ano passado, o presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a dizer que a prova passaria a ter “a cara do governo”. Depois de críticas da oposição e até pedidos à Justiça para a suspensão do exame, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou qualquer interferência.

No entanto, servidores relataram pressão para alterar questões. Houve, inclusive, supressão de itens considerados sensíveis para o núcleo ideológico do governo. O clima interno suscitou pedidos de exoneração em massa de funcionários de carreira do Inep, que viram assédio moral na ofensiva do Executivo.

Datas
O ministro da Educação anunciou em rede social, que o Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. O calendário com uma previsão dos exames educacionais deste ano, incluindo o Enem, saiu, na semana passada, no DOU. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!