Professores da rede municipal terão acesso a bolsas de estudo gratuitas na PUCRS
Foto: Reprodução/Internet

Professores da rede municipal terão acesso a bolsas de estudo gratuitas na PUCRS

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia

A PUCRS está oferecendo 160 bolsas integrais para cursos de licenciatura, incentivando o desenvolvimento de professores que atuam na rede pública de ensino e pessoas interessadas em atuar como docentes. Serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro, por meio do site pucrs.br/bolsaslicenciaturas. 80% das bolsas serão para professores que atuam na rede pública e comunitária, mas não possuem formação superior em nenhuma área. O restante das vagas será oferecido para candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2012 e 2020.

A divulgação dos selecionados na 1ª chamada ocorre no dia 23 de fevereiro, e as matrículas presenciais na universidade devem ser realizadas no dia 24.

O projeto aprovado pelo MEC contou com o incentivo das Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e dos municípios de Porto Alegre e Guaíba, por meio de cartas de apoio, estabelecendo o compromisso de estimular seus docentes, sem formação superior, a participarem do processo. Os cursos são presenciais, contando também com disciplinas on-line e práticas desde o início do curso, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os candidatos ao edital, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em quatro anos.

Modalidades de ingresso
Professores em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas que atuem na Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1 e 2, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos deverão realizar uma prova de redação on-line. A prova acontece no dia 21 de fevereiro, às 18h, com duração de uma hora. No momento da matrícula, quem for selecionado deverão apresentar documento que comprove sua atuação profissional junto à rede pública e comunitárias.

Nota do Enem
Candidatos que não atuem como professores em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas podem realizar a inscrição por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio em edições entre 2012 e 2020. É necessário ter alcançado nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Quem for selecionado nessa modalidade terá o compromisso de realizar um ano de residência docente na rede pública de ensino e suas conveniadas com recebimento de bolsa. Mais informações podem ser obtidas pelo site pucrs.br/bolsaslicenciaturas.
Fonte: PMPA

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!