Depois de nove semanas sem emissão de Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Grupo de Trabalho (GT) Saúde, após reunião realizada na terça-feira (17), emitiu Avisos para todas as 21 regiões Covid do Estado nesta quarta-feira (18). A emissão de Avisos pode ocorrer a qualquer momento, sem necessidade de deliberação por parte do Gabinete de Crise.
A decisão do GT Saúde ocorreu devido ao aumento acelerado de casos confirmados de Covid-19 no Estado, que praticamente duplicou nos últimos dez dias. Entre 7 e 17 de maio, a incidência acumulada passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2.
O aumento exponencial dos casos tem se refletido nas escolas. Tanto Cpers Sindicato, que representa os professores da rede estadual, quanto o Sinpro (Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS), confirmam o aumento de relatos de pessoas doentes no ambiente escolar. Muitas escolas estão tendo de fechar por conta de surtos da doença.
Diante desse cenário, as cidades de Capão da Canoa, no Litoral Norte, e Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, já anunciaram que voltarão a obrigar o uso de máscaras dentro das instituições de ensino. Helenir Aguiar Schürer, presidente do CPers, cobrou do Governo do estado reavalie a medida que desobrigou o uso do equipamento de proteção e volte a torná-lo obrigatório no ambiente escolar em todos os demais municípios do RS.



