Prefeitura firma acordo inédito com Unesco para resolver crise de vagas em creches
Foto: Freepik

Prefeitura firma acordo inédito com Unesco para resolver crise de vagas em creches

Parceria prevê a criação de 1,6 mil vagas e cogita uso de prédios públicos desocupados para ampliar atendimento às famílias que buscam creches na Capital.

Compartilhe esta notícia

A Prefeitura firmou um acordo com a Unesco para criar 1,6 mil vagas em creches até 2024. O projeto envolve a conclusão de obras em cinco escolas de Educação Infantil, além da possibilidade de utilizar prédios públicos desocupados para ampliar a oferta de vagas. Atualmente, muitas famílias recorrem à Defensoria Pública em busca de vagas em creches na capital gaúcha.

Para atender todas as crianças de 0 a 3 anos que estão na lista de espera, a cidade precisa de quase 6 mil vagas. Por isso, a prefeitura se comprometeu a comprar vagas na rede privada, sendo 300 reservadas para famílias encaminhadas pela Defensoria Pública. A prioridade é para quem ganha até três salários mínimos.

O convênio com a Unesco prevê investimento de R$ 32 milhões para terminar as obras de cinco escolas que faziam parte do programa Pró-Infância. O objetivo é gerar 1,6 mil vagas de creche e pré-escola, e a prefeitura espera que todas as obras sejam concluídas até o primeiro semestre de 2024.

A falta de vagas em creches é um problema enfrentado por muitas famílias em Porto Alegre, e muitas delas buscam ajuda na Defensoria Pública. A diretora de uma escola de educação infantil no bairro Bom Jesus relata que já são 400 crianças na lista de espera.

Com a informação G1.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!