O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciará as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre a partir desta segunda-feira. Os interessados terão até o dia 22 de junho para realizar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessível no endereço: acessounico.mec.gov.br.
O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de junho. A classificação dos candidatos será determinada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As matrículas deverão ser efetuadas entre os dias 29 de junho e 4 de julho.
O Sisu, programa do Ministério da Educação, reúne as vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior. As vagas são abertas semestralmente e selecionadas por um sistema informatizado, levando em consideração a nota do Enem dos candidatos. É importante ressaltar que é necessário ter uma nota maior do que zero na redação do exame para participar do processo seletivo.
Durante as inscrições, cada candidato pode indicar até duas opções de cursos oferecidos. É possível realizar alterações nas opções escolhidas dentro do período de inscrição, sendo considerada válida a última opção registrada.
Para mais informações sobre o funcionamento do Sisu, acesse o tutorial “Como funciona o Sisu?” disponível no site oficial. Caso deseje se inscrever, é necessário possuir uma conta no gov.br, que pode ser criada no mesmo portal. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é feito exclusivamente pela internet e as notas do Enem são automaticamente recuperadas no momento do login.
Além disso, é importante destacar que aqueles que não forem selecionados nas opções de curso indicadas durante a inscrição ainda têm a possibilidade de concorrer a vagas por meio da lista de espera do Sisu. Os critérios de distribuição das vagas seguem as determinações da Lei de Cotas e podem variar de acordo com as políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino superior.
Os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, obtiveram nota na prova de redação acima de zero e não declararam ser treineiros durante a inscrição no exame têm o direito de se inscrever no Sisu. O processo de inscrição requer o acesso ao portal gov.br, onde é necessário confirmar os dados para que o Sisu possa entrar em contato. Após a atualização, o candidato estará apto a iniciar sua inscrição, podendo escolher até duas opções de cursos.
Para mais informações sobre o processo de inscrição no Sisu, consulte o tutorial “Como se inscrever?” disponível no site oficial.
Com a informação Ministério da Educação.



