A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alcançou uma melhoria significativa em sua classificação no QS World University Rankings edição 2024, divulgado na terça-feira. A instituição agora ocupa a sexta posição entre as melhores universidades do país, subindo duas posições em relação à avaliação anterior. Em termos de universidades federais brasileiras, a UFRGS empatou com a UFMG na segunda colocação, ficando atrás apenas da UFRJ.
O ranking, que lista as melhores universidades do mundo, posiciona a UFRGS na faixa entre a 691ª e 700ª colocação, o que representa uma melhoria de pelo menos 50 posições. A partir da posição 600ª, o ranking é feito em faixas de dez em dez.
Um total de 1.497 instituições de ensino de todo o mundo foram avaliadas. A publicação do Reino Unido expandiu os critérios de avaliação na 20ª edição do ranking, incorporando três novos indicadores: Sustentabilidade, Resultados de Emprego e Rede Internacional de Pesquisa.
Além desses novos aspectos, continuam sendo avaliados os seis indicadores tradicionais: Reputação acadêmica, Reputação entre empregadores, Proporção de docentes por alunos, Citações por docentes, Proporção de estudantes internacionais e Proporção de corpo docente internacional.
Ao se posicionar entre a 691ª e 700ª posição, a UFRGS se coloca entre as melhores 46,4% instituições do mundo listadas na avaliação. Se considerarmos apenas as universidades da América Latina, ela se classifica entre a 31ª e a 33ª posição, dentre um total de 192 instituições. A universidade gaúcha obteve um aumento na pontuação no indicador “Reputação acadêmica”.
Soraya Tanure, secretária de Avaliação Institucional, comenta: “Continuamos a nos destacar na pesquisa e temos estabelecido contatos e parcerias com outras instituições de ensino, o que é evidenciado pelo indicador ‘network’. Além disso, o QS também leva em consideração a relação com o mercado de trabalho e nos indica que devemos avançar na comunicação com a sociedade”.
Veja a classificação das principais universidades brasileiras no QS Ranking 2024*:
1º USP (Universidade de São Paulo) – 85ª
2º Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – 220ª
3º UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – 371ª
4º Unesp (Universidade Estadual Paulista) – 419ª
5º PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – 595ª
6º= Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – 691-700ª*
6º= UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – 691-700ª*
8º Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – 731-740ª*
9º UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – 801-850ª*
10ºUnB (Universidade de Brasília) – 801-850ª*
*A partir da posição 600, a classificação é por faixa



