VI Movimento de valorização e respeito às diferenças - Uma escola para todos é realizado em Gravataí
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Foto: Divulgação

VI Movimento de valorização e respeito às diferenças – Uma escola para todos é realizado em Gravataí

A ação foi desenvolvida em parceria com a escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Longoni

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Em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Sala de Recursos Multifuncionais, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Longoni, realizou o “VI Movimento de valorização e respeito às diferenças – Uma escola para todos”.

A ação foi desenvolvida em sala de aula e também em uma roda de conversa com os senhores Sandro Gonçalves Monteiro – deficiente físico – e Luis Carlos Bittencourt – deficiente visual.

Neste ano, a escola programou uma série de ações durante a semana, nos dois turnos da instituição. Foram realizadas atividades teóricas em sala de aula e também práticas, como um circuito de vivências inclusivas na biblioteca, onde as crianças conseguiram sentir como é não enxergar, usar cadeira de rodas e se comunicar em libras.sa

Na programação também foram realizadas atividades físicas adaptadas e relatos de experiências com os senhores Sandro Gonçalves Monteiro e Luis Carlos Bittencourt. Ambos contaram sobre suas dificuldades e superações no cotidiano e também responderam as perguntas dos alunos.

Para o encerramento desta semana cheia de atividades inclusivas, houve a apresentação de muay thai da associação Camaleão Azul, que acolhe crianças e adolescentes com deficiências.

“Esse projeto é realizado todos os anos e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da acessibilidade e da inclusão dessas pessoas em todos os setores na sociedade”, pontuou Katia Antunes diretora da escola.

Associação Camaleão Azul

De caráter assistencial, a associação promove o direito e o desenvolvimento da criança e do adolescente e estimula novas formas de bem viver.

É o resultado da iniciativa de mães e familiares de pessoas com autismo, síndromes e deficiências cognitivas que vislumbram e acreditam nas possibilidades de desenvolvimento das habilidades dos seus filhos.

A instituição contribui com novas e boas práticas para familiares e para as pessoas atípicas com oficinas diversas: música, esporte, alfabetização, cultura e socialização.

Texto: Eduarda Silva – Edição: Douglas Glier Schütz – Foto: Divulgação

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