Edifício histórico que serviu à educação por quase 100 anos será convertido em um "arquivo morto da SEDUC" em Porto Alegre
Pesquisar
Foto: Reprodução/Google Maps

Edifício histórico que serviu à educação por quase 100 anos será convertido em um “arquivo morto da SEDUC” em Porto Alegre

Fechamento do NEEJA Paulo Freire prejudica comunidade da Zona Norte

Compartilhe esta notícia:

O prédio público situado na esquina da Rua Coronel Bordini com Rua Marquês do Pombal, dedicado à educação desde 1928, passou por várias transformações ao longo dos anos. Originalmente conhecido como “Escolas Reunidas da Rua Coronel Bordini”, depois “Escola Estadual de Ensino Fundamental Daltro Filho”, e nos últimos 40 anos, “NEEJA Paulo Freire”. Quase um século de dedicação à educação foi interrompido abruptamente em março de 2024, quando a Secretaria da Educação decidiu fechar o edifício.

A decisão de fechar o NEEJA Paulo Freire desconsidera a memória histórica e a localização geográfica, essenciais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A mudança para a extinta Escola Felipe de Oliveira, próxima da Avenida Ipiranga, trouxe dificuldades significativas para a comunidade da Zona Norte, do Humaitá e do 4° Distrito, regiões já severamente afetadas pela enchente de maio. Além disso, a população da região Metropolitana, incluindo cidades como Canoas, também foi prejudicada.

O governo Eduardo Leite/Raquel Teixeira enfrenta críticas por essa mudança, que dificulta o acesso à educação para jovens e adultos do NEEJA Paulo Freire. O edifício histórico que serviu à educação por quase 100 anos será convertido em um “arquivo morto da SEDUC”, uma decisão que gerou revolta entre educadores e a comunidade local.

O professor Sílvio Alexandre, do NEEJA Paulo Freire, faz um apelo à população para denunciar essa situação. Ele destaca a importância de preservar a memória de Paulo Freire e o legado educativo do prédio, pedindo apoio para reverter essa decisão e garantir o direito à educação de qualidade para todos.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.