A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) será agraciada com a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, concedida pela Câmara dos Deputados em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade e à promoção de valores cristãos. A entrega ocorrerá no dia 17 de junho, às 10h, durante sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. A indicação partiu do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), destacando a atuação da instituição durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024.
Durante a catástrofe climática, a Ulbra montou, no campus de Canoas, o maior abrigo do Estado, acolhendo cerca de 8 mil pessoas e 3 mil animais desalojados. “A escolha da Ulbra para receber a Medalha do Mérito Evangélico é mais do que justa. É um reconhecimento pelo extraordinário trabalho de acolhimento, amor ao próximo e solidariedade cristã”, afirmou van Hattem.
Carlos Melke, presidente da Aelbra, mantenedora da universidade, afirmou estar “muito honrado não só por ter formado mais de meio milhão de jovens e profissionais, mas também por testemunhar cidadãos comprometidos com a sociedade e que mostraram seu valor no combate aos efeitos das enchentes”. Já o capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, destacou que a Ulbra é a única instituição a receber a honraria, o que reafirma suas raízes e compromisso social por meio da educação e da fé.
A premiação, em sua primeira edição, também será entregue a outras personalidades: Nilton dos Santos (SC), Firmino da Anunciação Gouveia (PA), Isamar Pessoa Ramalho (RR) e Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro (PE). A escolha dos homenageados foi realizada por uma comissão julgadora formada por representantes da Mesa Diretora e de todos os partidos com assento na Câmara.



