Estudantes visitam Viveiro Municipal de Porto Alegre para conhecer produção de novas mudas
Pesquisar
Foto: Alejandro Sanchez /SMAMUS / PMPA

Estudantes visitam Viveiro Municipal de Porto Alegre para conhecer produção de novas mudas

A visita foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Rogério Otávio Schmidt, chefe da equipe de produção vegetal do Viveiro Municipal

Compartilhe esta notícia:

Alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião visitaram, nesta quinta-feira (25) o Viveiro Municipal, dentro da programação da Semana da Primavera, para conhecer o trabalho de produção de mudas e aprender sobre a importância da preservação ambiental.

Durante a atividade, os alunos conheceram todas as etapas da produção de mudas, desde a escolha das sementes até o momento em que as árvores atingem tamanho suficiente para o plantio. Em seguida, participaram ativamente do processo, abrindo os buracos nos vasos, plantando as sementes e aprendendo os cuidados necessários para cada espécie.

“Este tipo de atividade oportuniza uma experiência prática que não é possível ensinar em sala de aula. Cria- se um processo de sensibilização que gera pertencimento e os alunos se tornam cuidadores das árvores”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Smamus, Juliana Herpich.

O Viveiro Municipal de Porto Alegre, administrado pela Smamus, é um espaço de produção e pesquisa de mudas de espécies nativas, criado em 1977. Ocupando 3,5 hectares no bairro Lomba do Pinheiro, o viveiro produz atualmente cerca de 120 espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção, adaptadas ao clima e solo da cidade. As mudas são utilizadas em praças, ruas e parques, contribuindo para a arborização urbana, a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade local. O espaço do Viveiro foi totalmente recuperado em 2022 e voltou a obras em 2023. O investimento foi de R$ 4,3 milhões.

“Nessa semana, estamos celebrando o Dia da Árvore e recebemos estes alunos para mostrar a produção de mudas nativas do Viveiro como forma de estimular que sejam multiplicadores da importância do cuidado com as árvores da nossa cidade“, destaca a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel.

A visita foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Rogério Otávio Schmidt, chefe da equipe de produção vegetal do Viveiro Municipal. “O processo de produção de uma muda compreende um ciclo que leva entre quatro e cinco anos. Trabalhamos a semente das árvores nativas, depois levamos para a estufa e acompanhamos todo o desenvolvimento da muda até chegar na fase jovem, pronta para o plantio”, explicou Rogério.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.