Escolas de Gravataí se organizam para aplicar simulado de prova que avalia qualidade do ensino brasileiro – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação

Escolas de Gravataí se organizam para aplicar simulado de prova que avalia qualidade do ensino brasileiro

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação

Compartilhe esta notícia:

Na próxima segunda -feira, 13, as 63 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Gravataí realizam o “Dia D” do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um grande simulado de preparação para a prova que avalia a qualidade do ensino brasileiro. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e tem como objetivo engajar e preparar os alunos das turmas de 2º, 5º e 9º anos para o momento decisivo da avaliação nacional, que ocorre de 20 a 31 de outubro.

 

“As provas do Saeb estão chegando e, por isso, a presença dos alunos é fundamental nesse dia decisivo de preparação. Contamos com o apoio dos pais, responsáveis e alunos para que evitem faltar nas próximas semanas”, destacou a titular da Smed, Aurelise Braun.

 

Com o objetivo de melhorar os indicadores de ensino em Gravataí, o prefeito Luiz Zaffalon e a secretária Aurelise estão participando, nesta semana, do 2º Encontro de Embaixadores da Educação, em Sobral, no Ceará. Reunindo lideranças de mais de 50 municípios Brasil afora, a iniciativa incentiva a adoção de boas práticas inspiradas em modelos educacionais reconhecidos nacional e internacionalmente pelos avanços na alfabetização e gestão escolar.

 

Ações formativas em Gravataí para o Seab

 

Ao longo das últimas semanas, a Smed desenvolveu uma série de ações formativas voltadas às equipes diretivas e professores, reforçando a importância do diagnóstico educacional e o papel de cada escola no processo. As unidades receberam materiais impressos e orientações pedagógicas para a aplicação do simulado, que busca familiarizar os estudantes com o formato das provas e identificar pontos de melhoria no aprendizado.

 

O Saeb é um conjunto de avaliações em larga escala aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos, que permite avaliar a qualidade da educação brasileira e identificar fatores que influenciam o desempenho dos estudantes. Por meio de testes e questionários aplicados na rede pública e em uma amostra da rede privada, o sistema reflete os níveis de aprendizagem em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

 

Os resultados do Saeb, somados aos dados do Censo Escolar como taxas de aprovação e abandono, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no país. Os dados servem de base para a criação e aprimoramento de políticas públicas voltadas à melhoria da educação.

Texto: Luiz Caetano/Prefeitura de Gravataí

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.