A rede municipal de ensino de Gravataí encerrou, no dia 6 de novembro, a participação nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 com um balanço positivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o município alcançou 88% de presença dos alunos, demonstrando o comprometimento das escolas, professores, estudantes e famílias com o processo de avaliação nacional.
Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb tem como objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica no país, fornecendo dados que orientam políticas públicas e estratégias pedagógicas. Em Gravataí, as avaliações foram aplicadas entre 23 de outubro e 6 de novembro em turmas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, destacou o envolvimento coletivo da rede durante todo o processo. “Queremos agradecer e parabenizar a comunidade escolar como um todo, educadores, alunos e familiares pelo empenho na realização das avaliações. Sem dúvidas, foi um movimento em rede que irá render ótimos frutos para a educação”, ressaltou.
Preparação e engajamento das escolas
Nas semanas que antecederam a aplicação do Saeb, a Smed promoveu uma série de ações de preparação e mobilização. O Departamento Pedagógico realizou encontros com equipes diretivas e professores para análise dos índices de aprendizagem e definição de metas para cada escola. Em seguida, foram distribuídos simulados às turmas participantes, marcando o “Dia D” de preparação em 13 de outubro, quando toda a rede se mobilizou em um grande momento de revisão e incentivo ao estudo.
Para ampliar o engajamento dos alunos, a Smed também promoveu um concurso de vídeos entre as turmas participantes, premiando aquelas que demonstraram maior envolvimento e frequência. Durante o período de aplicação, as assessorias pedagógicas estiveram presentes nas escolas acompanhando o andamento das provas e, em alguns casos, realizando busca ativa de estudantes ausentes em parceria com as equipes diretivas.
A diretora pedagógica da Smed, Mariclei Martins, reforçou a importância da dedicação dos alunos e das escolas. “Parabenizamos nossos professores, alunos e famílias pelo empenho e dedicação, mostrando todo o conhecimento adquirido durante os simulados e demais momentos de estudo. Um agradecimento especial às escolas, que deram um verdadeiro show de criatividade, com lanches especiais, materiais personalizados e decoração alusiva para o dia de provas. Temos certeza que esse compromisso e engajamento são fundamentais na nossa caminhada pela qualidade da educação municipal”.
Sobre o Saeb
Criado em 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tem como propósito avaliar a qualidade do ensino em todo país e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem. A prova é composta por testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questões amostrais de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com base nas Matrizes de Referência de 2001 e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aplicado bienalmente, em anos ímpares, o Saeb é direcionado aos estudantes do 5° e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em todas as escolas públicas do país. Os resultados da edição de 2025 devem ser divulgados a partir de 28 de agosto de 2026, juntamente com os dados de recursos e indicadores complementares, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Texto: Prefeitura de Gravataí



