Porto Alegre amplia rede municipal e assume duas escolas estaduais em 2026 – Notícias
Pesquisar
Foto: Caco Argemi / CPERS – Sindicato / Ilustrativa

Porto Alegre amplia rede municipal e assume duas escolas estaduais em 2026

As duas unidades atendem estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e, com a municipalização, passam a oferecer ensino em turno integral

Compartilhe esta notícia:

A Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre passa a contar, a partir do ano letivo de 2026, com 102 escolas próprias. A ampliação ocorre com a municipalização de duas instituições estaduais: a Escola Espírito Santo, no bairro Glória, e a Escola Evaristo Gonçalves Netto, no Jardim Carvalho.

As duas unidades atendem estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e, com a municipalização, passam a oferecer ensino em turno integral. Antes, o atendimento era realizado em turno único.

Nesta sexta-feira (13), o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, visitou as escolas para dialogar com as equipes diretivas e professores e alinhar os últimos ajustes para o início das aulas. Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) já haviam realizado visitas prévias para o levantamento das necessidades estruturais, pedagógicas e de pessoal.

“Quando é bem planejada, dialogada com a comunidade e acompanhada de investimentos pedagógicos, administrativos e estruturais, a municipalização fortalece a escola pública e qualifica o atendimento aos estudantes. Tivemos recentemente a experiência da Escola Professora Leopolda Barnewitz, com resultados muito positivos, e temos convicção de que essas duas escolas seguirão o mesmo caminho”, afirma o secretário.

Experiência positiva – Um ano após a municipalização da Escola Municipal de Educação Básica Professora Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa, 90% das famílias avaliaram a mudança como positiva ou muito positiva, segundo pesquisa realizada pela Smed para medir a percepção da comunidade escolar sobre o processo de transição da rede estadual para a rede municipal.

Assumida pela prefeitura em janeiro de 2025, a instituição, que atende estudantes do 1º ao 5º ano em tempo integral, ampliou o número de matrículas, reforçou o quadro de profissionais e passou por reforma estrutural viabilizada por meio de parceria com o Instituto Cultural Floresta.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.