Três equipes de Porto Alegre participam da Ibercup junto com Grêmio e Inter

Três equipes de Porto Alegre participam da Ibercup junto com Grêmio e Inter

Compartilhe esta notícia

A capital gaúcha recebe a Ibercup World – Torneio Internacional de Futebol Infantil, de 15 a 20 de janeiro, em sua fase de classificação para as disputas finais que ocorrerão em 2020. Participam equipes com crianças de 7 a 13 anos de 20 países e de 17 estados brasileiros. De Porto Alegre, três equipes sociais farão parte da competição: Corinthians do Campo da Tuca, Esporte Clube Continente da Vila Elizabeth e ACM Restinga/Cruzeiro/Morro Santana, além dos tradicionais clubes gaúchos Grêmio e Internacional.

Esta edição contará com mais de 220 equipes do país e do exterior, com aproximadamente 3,5 mil atletas, com representantes de grandes times como Paris Saint-Germain (FRA), a Internazionale de Milão (ITA) e o Manchester City (ING). Os organizadores estimam um público de 20 mil espectadores.

Esta etapa classificatória acontece em dois locais: no Sesc Campestre, em Porto Alegre, e no Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado, no município de Eldorado do Sul. Desde sua primeira edição, o evento já passou por mais de 77 países.




No Brasil, ao sediar este evento, Porto Alegre se reveste da mesma importância das sete cidades onde se realiza o Ibercup atualmente: Dallas (EUA), Estoril e Cascais (Portugal), Costa del Sol e Barcelona (Espanha), Esbjerg (Dinamarca) e Gotemba (Japão). Para o evento acontecer na cidade, a coordenação geral da Ibercup buscou na Secretaria Municipal de Relações Institucionais o apoio para a vinculação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Segurança, Turismo, EPTC, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

“Porto Alegre foi a cidade escolhida devido ao trabalho de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes realizadas na cidade”, destaca o assessor das Relações Federativas e Internacionais Carlos Simões Filho. O presidente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Maurício Cavichion, considera que a vinda deste evento para a cidade é resultado de ações realizadas pelo Bureau, nos últimos anos. “A realização da Copa de 2014 despertou o olhar do mundo para nossa cidade. Agora é nosso dever manter esse interesse, reforçando duas das maiores vocações de Porto Alegre para eventos que são claramente o esporte e a saúde”. Ele lembra o potencial da cidade para atrair eventos esportivos. “Aqui temos infraestrutura, equipamentos e hospedagem. Temos grandes espaços públicos, ginásios e estádios que podem receber competições, a exemplo do que acontece com o Ibercup”.

Rede hoteleira – “São eventos como esse que fomentam o turismo na nossa cidade”, comemora a coordenadora de Turismo da SMDE, Juliane Noschang. A rede hoteleira já tem mais de 1,8 mil reservas durante o período do evento, o que demonstra, segundo Juliane, se tratar de uma oportunidade para ampliar a circulação de turistas na cidade em janeiro, considerada baixa temporada, e projetar a imagem de Porto Alegre como destino. “Além disso, esse campeonato é um ensaio para receber os cinco jogos da Copa América que acontecerão aqui em junho de 2019, sendo um deles, inclusive, da Seleção Brasileira”.

Serviço

Evento: Ibercup – Torneio Internacional de Futebol Infantil
Data: 15 a 20 de janeiro de 2019
Locais: Sesc Campestre em Porto Alegre – avenida Protásio Alves, 6220, Alto Petrópolis – tel. 3382-8802
Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado – Estrada do Conde, 8500 – Eldorado do Sul
Credenciamento e ingressos: aberto ao público

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!