A prefeitura de Porto Alegre publicou um decreto que estabelece ponto facultativo para os servidores municipais nos dias dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo Feminina. De acordo com o decreto, os servidores poderão iniciar o expediente duas horas após o término do jogo e deverão compensar as horas até o dia 31 de dezembro. A flexibilização do expediente não é obrigatória e não se aplica aos serviços de natureza essencial.
O governo do Rio Grande do Sul também publicou um decreto que permite a adoção de horário excepcional de trabalho para os servidores públicos da administração direta, autarquias e fundações durante as partidas da Seleção Brasileira na Copa Feminina. Nos dias de jogos, o expediente começará duas horas após o término das partidas e as horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre 1º de agosto de 2023 e 29 de fevereiro de 2024. Os serviços essenciais garantirão o atendimento integral durante esse período.
Os jogos do Brasil na primeira fase são contra Panamá, França e Jamaica, e os expedientes especiais foram adotados para permitir que os servidores possam acompanhar as partidas da Seleção Brasileira feminina na competição.



