Um atirador em uma final de Olimpíadas com uma mão no bolso, sem óculos especiais, vestindo uma camiseta casual e parecendo super relaxado. Sim, esta foi a postura que o turco Yusuf Dikçc foi registrada e viralizado nas redes sociais .
As contas oficiais dos Jogos Olímpicos nas redes sociais compartilharam as fotos de Dikeç e as da atiradora sul-coreana Kim Yeji, referindo-se a elas como “as estrelas do esporte de tiro olímpico que não sabíamos que precisávamos”. Houve até alguns comentários, de forma bem humorada: “A Turquia enviou um assassino para as Olimpíadas”.
“Embora eu parecesse tranquilo, meu estado mental era o oposto”, disse Dikeç à imprensa turca após ganhar a medalha de prata na competição de Pistola de Ar 10 m por Equipe Mista com sua companheira de equipe Sevval Ilayda Tarhan, e acrescentou que sua aparência relaxada deixa os seus oponentes nervoso.
Diferente dos adversários que contaram com lentes para aprimorar a precisão do tiro e outro par de lentes para evitar desfoques, Yusuf usou seu próprio óculos de grau, rendendo o apelido a ele de tiozão nas redes sociais. Já nos ouvidos, o turco optou por não usar os abafadores geralmente utilizados pelos atiradores para abafar os ruídos externos, mantendo a concentração usando apenas um pequeno tampão comum dentro do ouvido. (Os atiradores têm a liberdade de escolher os equipamentos que irão utilizar nas provas).
Nesta semana, ele fez história com sua companheira de equipe ao ganhar a primeira medalha de tiro olímpico para a Turquia.
O contraste entre o uso pesado de equipamentos especiais por seus oponentes e seu estilo casual também contribuiu para os inúmeros memes que circulam nas redes sociais.
“Às vezes, os árbitros perguntam se eu não tenho óculos de tiro ou sapatos especiais e eu respondo que não, pois sou um atirador nato, e todos riem.” afirma o turco.
A medalha conquistada por ele e sua parceira foi a primeira medalha da Turquia em Jogos Olímpicos.



