Aravena marcou para o time gaúcho, com Hulk e Deyverson confirmando a vitória dos mineiros. Com isso, o tricolor gaúcho vê o sonho de classificar-se para a pré-Libertadores ficar bem distante. Apesar de manter a distância de seis pontos para o Z-4, o Tricolor tem 35 pontos e o Vitória está com 29 pontos.
A partida, válida pela 6ª rodada, mantém o clube em 11º na tabela, longe da Libertadores, mas também com vantagem para o Z-4.
Renato, que retornou ao comando do time depois de cumprir suspensão, escalou a equipe com uma série de alterações. Igor Serrote foi confirmado como lateral titular, com a dupla de defesa formada por Rodrigo Ely e Jemerson. Os dois zagueiros voltaram de lesões musculares e começaram a partida em Minas
O primeiro tempo teve uma bela partida do Grêmio, com superioridade diante do galo. Apesar de ter criado as melhores oportunidades, o Grêmio terminou a metade inicial do confronto em desvantagem.
.Com um time bem ofensivo, o Atlético-MG teve em Hulk o seu principal destaque, ele recebeu a bola e driblou três vezes Jemerson até entrar na área do Grêmio. O atacante caiu no gramado e o pênalti polêmico foi marcado e depois convertido por Hulk, com apenas oito minutos de partida.
O Grêmio não se abateu e rápido respondeu, Braithwaite recebeu no ataque, driblou Battaglia, tentou um toque por cobertura em Matheus Mendes e marcou no rebote da finalização para empatar a partida. Esse foi mais um lance polêmico, o gol foi anulado por um toque de mão no início da jogada.
E mais uma vez a estrela de Aravena, o novo titular do Grêmio, brilhou. Dodi recuperou a bola e encontrou o atacante completamente livre. O chileno invadiu a área do Galo e acertou um chute no ângulo de Matheus Mendes. Um golaço aos 23 minutos. No final do primeiro tempo, Hulk parou em Marchesín e Scarpa acertou a trave no rebote. Logo depois, Deyverson recebeu a bola na área e recolocou o time mineiro em vantagem aos 38 minutos.
No segundo tempo, o Atlético voltou melhor. Mesmo pendurado e advertido mais de duas vezes pela arbitragem, Reinaldo insistiu em uma discussão com Deyverson e recebeu o cartão amarelo. O lateral está fora do Gre-Nal.
Para deixar o Grêmio mais ofensivo, Renato sacou Igor Serrote e mandou Diego Costa para o campo. Edenilson foi ser o lateral-direito. Monsalve e Pavon também entraram na equipe faltando 15 minutos. Saíram Cristaldo e Jemerson. Aos 41, Ronald e Mayk completaram a lista de trocas gremistas. Eles entraram nos lugares de Pepê e Aravena.
O Grêmio jogou bem, mas não o suficiente para bater um dos adversários que ainda briga pelos principais títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Agora vem por ai o Grenal, dia 19 de outubro, onde uma vitória sobre o rival será quase uma obrigação para sonhar com algo melhor no Campeonato Brasileiro.