Grêmio consegue empate “heróico” contra o Juventude e torcida vaia no final
Pesquisar
Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio consegue empate “heróico” contra o Juventude e torcida vaia no final

Sem organização e enfrentando dificuldades ofensivas, o Grêmio buscou o empate até o último minuto

Compartilhe esta notícia:

O Grêmio mais uma vez decepcionou sua torcida e empatou em 2 a 2, na Arena, o jogo contra o Juventude, pela 34ª rodada do Brasileirão . Os dois times lutam para não cair no Campeonato Brasileiro e precisavam da vitória. A torcida atendeu o pedido da direção e jogadores e lotou a Arena, porém, em campo, o time não correspondeu.

No finalzinho, o Grêmio escapou de uma crise ainda pior. Nos acréscimos, o Tricolor buscou um empate com o Juventude. Com apenas um ponto somado contra um adversário direto, o time de Renato Portaluppi deixou claro que a sua briga reta final do Brasileirão será um campeonato pela sobrevivência na Série A. A equipe está em 13º, três pontos acima do Z4.

Renato surpreendeu na escalação, sem Soteldo e Aravena, o técnico escalou um ataque formado por Braithwaite e Diego Costa. Cristaldo teve a parceria de Edenilson na criação, com Dodi e Pepê mais focados na marcação. sta. mas depois o Grêmio não soube ser superior no primeiro tempo. Teve um inicio motivante, onde parecia que o tricolor ia fazer festa diante dos seus torcedores.

A estratégia deu resposta com apenas dois minutos. Edenilson encontrou um lançamento preciso para Diego Costa ganhar do seu marcador na velocidade. O centroavante rolou para Braithwaite finalizar da entrada da área, sem chances para o goleiro Gabriel: 1 a 0.

Porém, o Juventude se impôs e dominou o jogo, acarretando no empate do time alviverde, aos 50 do primeiro tempo com Mandaca, em cabeçada no canto do goleiro Marchesín. Nos acréscimos da primeira etapa, Rodrigo Ely sentiu lesão após um choque com Mandaca e deu lugar a Gustavo Martins. E imediatamente após a troca, o Juventude empatou.

A volta dos gremistas para o segundo tempo foi apática, sem trocas no retorno, Renato deixou clara sua irritação com os repetidos erros da sua equipe. Com apenas cinco minutos, chamou Pavon e Monsalve. Mas o Juventude virou também no início, aos seis minutos, quando Gustavo Martins afastou mal em frente à área, bateu cabeça com Dodi, e a bola sobrou para Mandaca deixar Lucas Barbosa na cara do gol. O atacante deu um leve toque para encobrir Marchesín.

Mas o goleiro seria importantíssimo minutos depois, quando Reinaldo derrubou Jadson na área. Gabriel Taliari cobrou o pênalti no canto esquerdo, e o argentino caiu bem para defender. O goleiro do Grêmio, que vem crescendo muito nos últimos jogos, quebrou um tabu de não defender pênaltis e não permitiu uma derrota que causaria um vexame ainda maior.

Pressionado pela torcida e tentando não piorar ainda mais a situação, os donos da casa se jogaram ao ataque, no desespero e sem organização. A insistência funcionou aos 48. Em cobrança de falta lateral, Cristaldo deu um chute cruzado e contou com desvio de João Lucas para conferir o empate do alívio.

O empate não serve para ninguém na luta contra o rebaixamento. O Grêmio caiu para 13º, agora com 40 pontos. O Juventude conseguiu sair da zona da degola, subiu para 38 pontos, na 15ª colocação. Ambos podem perder um posto caso o Fluminense vença o Fortaleza no fechamento da rodada, na quinta-feira. No final, a torcida, que apoiou o jogo inteiro, vaiou o time que está decepcionado dentro e fora de casa.

Grêmio (2)Marchesín, João Pedro, Geromel (Soteldo, 30’/2ºT), Rodrigo Ely (Gustavo Martins, 49’/1ºT) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Monsalve, 9’/2ºT), Edenilson (Pavon, 9’/2ºT) e Cristaldo; Braithwaite e Diego Costa (Arezo, 30’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

Juventude (2)Gabriel; João Lucas, Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos, 29’/2ºT); Ronaldo, Jadson e Mandaca (Jean Carlos, 29’/2ºT); Erick Farias (Gabriel Inocêncio, 35’/2ºT), Lucas Barbosa (Marcelinho, 20’/2ºT) e Gabriel Taliari (Nenê, 19’/2ºT). Técnico: Fábio Matias

GOLS: Braithwaite (G), aos 2mim, e Mandaca (J) aos 50min do 1º tempo; Lucas Barbosa (J), aos 6, e João Lucas (G, contra) aos 48min do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Pepê, Diego Costa, Geromel; Lucas Barbosa, João Lucas, Mandaca, Ewerthon

ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ). VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

PÚBLICO: 40.426 (40.196 pagantes)

RENDA: R$ 2.297.345,00

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.