Vasco e Inter se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), em São Januário, pela 34ª rodada do Brasileirão. Os gaúchos,já classificados para a Libertadores, e os cariocas,ainda com remotas chances devem fazer um jogo com casa lotada. A partida também pode aumentar a invencibilidade do time de Roger.
As derrotas do Bahia para o Palmeiras e do Cruzeiro para o Corinthians já classificaram o Colorado para a Libertadores. Daqui a nove dias saberemos se essa vaga pode ser direta para a fase de grupos, caso o Botafogo seja o campeão da atual Libertadores. Se tudo der errado, o Inter termina o campeonato na sétima posição. Como o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, atual quarto colocado, está garantido no G-6, o Brasileirão dará mais uma vaga à Libertadores do ano que vem.
Para enfrentar um dos adversários engasgados no ano, afinal o Vasco venceu o Inter na volta do Beira-Rio após a enchente de maio, o time colorado estará modificado. Roger terá três mudanças forçadas. Os laterais Bruno Gomes e Bernabei estão suspensos, e darão lugar ao estreante Braian Aguirre e ao já conhecido Renê. No meio-campo, Thiago Maia sentiu um desconforto muscular e Bruno Henrique fará seu 58º jogo em 2024, o recordista do time. Na parte ofensiva, Bruno Tabata, que chegou a ficar de fora de alguns treinos nos últimos dias, se recuperou a tempo e deve seguir entre os titulares, deixando Gabriel Carvalho no banco.
A curiosidade é saber o quanto conseguirão jogar os atletas que serviram as seleções. Borré esteve em campo pela Colômbia contra o Equador, entrando nos minutos finais. Valencia jogou o primeiro tempo deste mesmo jogo, inclusive marcando o gol. Eles devem chegar ao Rio apenas nesta quinta-feira. Rochet, que defendeu o Uruguai contra o Brasil, já chegou.
O Inter tenta vencer para seguir na caça ao G-4. Em quinto lugar com 59 pontos, o time de Roger Machado chega pela embalado pela série de 14 partidas sem perder, com 10 vitórias no período.
Aguirre, enfim, fará a estreia pelo Colorado. O argentino entra na lateral direita, já que Bruno Gomes está suspenso. Bernabei também levou o terceiro cartão amarelo e será substituído por Renê. Fernando volta ao time após se recuperar de lesão muscular na panturrilha direita.
Provável escalação do Colorado será Rochet; Aguirre, Rogel, Vitão e Renê; Fernando, Bruno Henrique, Tabata, Alan Patrick e Wesley; Borré. Os desfalques são Bruno Gomes e Bernabei (suspensos), Thiago Maia (desconforto muscular) e Mercado (cirurgia no joelho esquerdo). E os pendurados Roger, Vitão, Rogel, Valencia, Borré, Wanderson, Renê e Ricardo Mathias.
O Vasco ainda sonha com uma vaga na Pré-Libertadores do ano que vem e, para isso, não pode se dar ao luxo de perder na reta final do Brasileirão. O time mira pelo menos três vitórias e dois empates nos cinco jogos que restam para seguir com chances. No total, podem ser até nove classificados pelo Campeonato Nacional. Para isso, basta que o Botafogo ganhe a Libertadores (ou o Atlético-MG, mas com a condição de ficar entre os oito primeiros) e o Cruzeiro seja o campeão da Copa Sul-Americana, cuja final é no sábado (23), diante do Racing, em Assunção.
A parada para a Data Fifa serviu para Rafael Paiva ensaiar mudanças na equipe e corrigir o que não funcionou nas últimas duas partidas, com derrotas por 3 a 0 para Botafogo e Fortaleza. Em campo, ele deve apostar em Philippe Coutinho entre os titulares como forma de tornar o ambiente ainda mais favorável. O francês Payet será reserva e deverá ter a volta de João Victor, que cumpriu suspensão na derrota para o Fortaleza. A principal dúvida é nas pontas: Emerson Rodríguez e Puma Rodríguez não tiveram boas atuações em jogos recentes. O suíço Maxime Dominguez pode receber uma chance contra o Inter.
Provável escalação do Vasco terá Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Léo, Lucas Piton, Mateus Carvalho, Hugo Moura, Coutinho, Emerson Rodríguez (Leandrinho), Maxime Domingues (Puma) e Vegetti. Os desfalques são Adson e Estrella (transição); David (fisioterapia). E os pendurados Léo, Lucas Piton, Maicon, Mateus Carvalho, Paulo Henrique e Rayan.
Assim, o estádio deve receber bom público nesta quinta (21), o que sempre torna o jogo complicado, ainda mais em São Januário.
* Árbitro: Rodrigo Jose Pereira De Lima
* Assistente 1: Guilherme Dias Camilo
* Assistente 2: Francisco Chaves Bezerra Junior
* VAR: Thiago Duarte Peixoto



