Um grupo de estudantes do Colégio Seminário, de Montevidéu, estará nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), em Porto Alegre, para mais uma edição do intercâmbio esportivo com o Colégio Anchieta. A iniciativa envolve 55 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – sendo 35 atletas da equipe masculina de futebol e 20 jogadoras do time feminino de handebol – que disputarão com os anchietanos.
Os intercambistas ficarão hospedados nas casas de famílias da comunidade escolar. A coordenadora de Artes, Esporte e Tecnologia do Colégio Anchieta, Márcia Machado, ressalta a importância dessa vivência que já é uma tradição, reforçando os laços entre as instituições jesuítas e incentivando a formação integral dos alunos.
“A estratégia de acolher os uruguaios em lares de famílias anfitriãs promove uma rica convivência cultural e social. Essa troca de experiências vai além do esporte, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos envolvidos”, destaca.
Henrique Koche Pacheco, aluno do 8º ano do Colégio Anchieta, celebra a oportunidade de participar do intercâmbio e garante que a rivalidade entre uruguaios e brasileiros se resume à disputa dentro das quadras. “É muito legal essa troca entre as nacionalidades, porque aprendemos sobre a cultura deles e eles sobre a nossa. Estou animado para os jogos! Claro que quero ser campeão, mas sempre jogamos com respeito e cordialidade”, afirma.



