A brasileira Rayssa Leal confirmou mais uma vez seu domínio no skate mundial ao conquistar, neste domingo, o tetracampeonato da Street League. A final, disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, reuniu cerca de 10 mil pessoas, que vibraram com a performance da “Fadinha”, de apenas 17 anos.
Visivelmente emocionada, Rayssa celebrou o feito após a conquista: “Estou muito feliz, não tenho palavras. Era 100% a meta do ano. Mesmo machucada, competi muito feliz. No treino eu caí, bati a cabeça, virei o joelho, mas acordei melhor desse torcicolo e fiquei 100% para a competição.”
A decisão reuniu um grupo de peso: quatro atletas japonesas — entre elas três medalhistas olímpicas. Coco Yoshizawa (ouro), Liz Akama (prata) e Yuna Nakayama (bronze em Tóquio 2021) estavam entre as finalistas, junto com Yumeka Oda, além da australiana Chloe Covell, uma das maiores adversárias de Rayssa na modalidade.
Com o cancelamento do Mundial de 2025, a final da Street League passou a ser o evento mais importante da temporada, reunindo todas as grandes estrelas do skate street.
Rayssa começou a competição com uma volta sólida, recebendo 8.3, mesmo competindo com uma entorse no tornozelo direito. A linha limpa garantiu sua liderança já no início, superando Covell por apenas 0.1 ponto.
Abrindo a fase de manobras, a brasileira apostou em um de seus movimentos mais característicos no corrimão redondo e recebeu 7.5, mantendo a ponta com 15.8 pontos, seguida de perto por Oda. Mesmo com uma queda na segunda tentativa, Rayssa permaneceu no topo.
A terceira rodada elevou o nível da disputa, com ótimas notas de Oda e Akama. Ainda assim, Rayssa respondeu com uma manobra cravada que lhe rendeu 8.7, ampliando a vantagem. Na penúltima execução, garantiu mais um 8.1 e seguiu firme na liderança.
Na última manobra, a queda de Oda e, em seguida, de Covell, encerrou qualquer possibilidade de ameaça ao título da brasileira. Rayssa já entrou na pista como campeã — e encerrou sua participação consagrando mais um capítulo histórico na carreira.
Prestes a completar 18 anos, Rayssa Leal segue como uma das maiores referências do skate mundial e reforça sua hegemonia entre as jovens atletas que dominam o cenário internacional.



