O Rio Grande do Sul participa da XXIV Olimpíadas Especiais das Apaes, que ocorre de 8 a 13 de dezembro de 2025, em Brasília (DF), com uma delegação de 130 atletas de 23 municípios. Estarão representadas as cidades de Portão, Sapiranga, Ivoti, Dois Irmãos, Seberi, Tenente Portela, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Getúlio Vargas, Casca, Camaquã, Porto Alegre, Charqueadas, Butiá, Crissiumal, Três Coroas, Lajeado, Teutônia, Bom Retiro do Sul e Passo Fundo.
Serão disputadas dez modalidades, refletindo o trabalho desenvolvido pelas Apaes no Estado e o papel do esporte como ferramenta de inclusão. As provas são nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, capoeira, futsal masculino, futsal feminino, futsal Down, futebol 7 e ginástica rítmica.
Entre os destaques está Fernando Fontoura de Almeida, de 40 anos, da Apae de Porto Alegre, que vai competir nos 100 metros rasos Down, no revezamento 4×100 metros Down e no futsal Down, modalidade que integra a programação pela primeira vez.
Para o professor Paulo José Antoni, coordenador de Educação Física da FEAPAES-RS e professor da Apae de Portão, o impacto do evento vai além do resultado das provas. “O Rio Grande do Sul é um dos estados com a maior delegação, e isso é excepcional. A importância dessa vivência é enorme, porque não se limita ao esporte. Eles viajam, conhecem lugares novos, se hospedam em hotel, desenvolvem autonomia e protagonismo. Crescem como pessoas, cidadãos e atletas. É uma experiência fantástica para alunos e professores”, afirma.
Um dos maiores eventos inclusivos do país
Criada em 1973, no Rio de Janeiro, as Olimpíadas Especiais das Apaes são hoje o maior evento esportivo do país voltado exclusivamente às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Organizado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), o encontro ocorre a cada três anos e combina competição, convivência, integração familiar e fortalecimento de vínculos comunitários.
A edição anterior, realizada em Aracaju (SE), em 2022, reuniu mais de 2 mil participantes de 23 estados e do Distrito Federal, a maior já registrada. Para 2025, a expectativa é repetir e ampliar o impacto social, esportivo e cultural.
Nesta edição, Brasília receberá provas de dez modalidades, divididas entre individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e bocha paralímpica) e coletivas (futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira). Outro destaque da programação será a caminhada das famílias, aberta ao público, criada para incentivar integração e participação comunitária.
O Trilegal, apoiador dos projetos das Apaes no Rio Grande do Sul, é parceiro histórico de iniciativas sociais, esportivas e de impacto comunitário. O apoio com as entidades gaúchas reforça o compromisso com a inclusão, a cidadania e o reconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência.
Com forte presença gaúcha, as Olimpíadas Especiais das Apaes promovem o acesso ao esporte, fortalecem vínculos e ampliam oportunidades para milhares de atletas em todo o país.



