O Grémio encerrou sua participação nas copas que jogou em 2024. Foi desclassificado da Copa do Brasil pelo Corinthians e da Libertadores pelo Fluminense. Agora, até o fim do ano, restou o Campeonato Brasileiro, onde o Grêmio busca melhora para se distanciar da zona do rebaixamento e, quem sabe, tentar uma vaga na Sulamericana ou pre Libertadores em 2025.
O próximo adversário do tricolor gaúcho é o Criciúma, nesse domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
As equipes se enfrentaram em 30 oportunidades, com 15 vitórias do Tricolor Grémio, 8 triunfos do Criciúma e sete empates. Nesta temporada, é a primeira vez que as equipes se encontram pelo Brasileirão. O jogo válido para o primeiro turno foi adiado e ainda não tem data para acontecer.
Ambas as equipes estão em uma situação parecida, fugindo da zona do rebaixamento, apenas um ponto os separa na tabela de classificação. Nesse ano, o Grêmio é um visitante difícil, mas, em casa, o Criciúma também obtém resultados positivos.
O Tigre tem problemas para este compromisso importante pelo Brasileirão. Wilker Ángel, lesionado, e Allano, suspensão, são baixas certas na equipe comandada por Claudio Tencati. A boa notícia para o treinador carvoeiro fica a cargo do retorno de Marcelo Hermes, que cumpriu suspensão no duelo da rodada passada, contra o Vasco da Gama.
Pressionado no cargo de treinador tricolor, Renato Portaluppi terá quatro reforços caseiros para este compromisso em Santa Catarina: Rodrigo Ely, Pepê, Edenilson e Diego Costa, desfalques no meio de semana contra o Fluminense pela Libertadores, voltam a ficar à disposição da comissão técnica. Vendido ao Brentford, da Premier League, o jovem atacante Gustavo Nunes não veste mais a camisa gremista.
O principal jogo entre os dois times ocorreu em 1991, quando o Criciúma faturou o título da Copa do Brasil e Felipão era o técnico do Tigre. O último jogo entre as equipes acabou com vitória dos catarinenses por 2 a 0, em 30 de agosto de 2022, pela Série B daquele ano.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Criciúma: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Trauco; Meritão, Newton, Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Bolasie e Arthur Caíke. Técnico: Claudio Tencati
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Pavón, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
Texto: Albano Tricolor



