Tetracampeão? Presidente da CBF se manifesta sobre pedido colorado
Pesquisar
Foto: Ricardo Duarte/Divulgação/Inter

Tetracampeão? Presidente da CBF se manifesta sobre pedido colorado

O movimento colorado ganhou força após o lançamento do documentário “Máfia do Apito”, do SporTV, em que o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho reconhece ter interferido no resultado do campeonato

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, comentou sobre a iniciativa do Internacional de tentar o reconhecimento como campeão brasileiro de 2005, junto com o Corinthians. Em entrevista ao canal do jornalista Duda Garbi, o dirigente afirmou que a CBF não tem competência para decidir sobre o caso, classificando o tema como uma questão jurídica.

Na entrevista, o chefe da entidade máxima do futebol nacional disse que o caso deve ficar a critério do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e que a CBF não tem o poder de se manifestar nesse momento. Ele contou que o assunto foi tratado em uma conversa com o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, durante visita do clube à sede da CBF, no Rio de Janeiro, na semana passada.

O movimento colorado ganhou força após o lançamento do documentário “Máfia do Apito”, do SporTV, em que o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho reconhece ter interferido no resultado do campeonato. O ex-árbitro declarou que a iniciativa do Inter não envolve a Justiça comum e não pretende retirar o título do Corinthians, reconhecido oficialmente como campeão daquele ano.

A proposta foi encaminhada ao Conselho Deliberativo pelo conselheiro Leonardo Aquino, com apoio do departamento jurídico do clube, chefiado por Daniel Cravo de Souza. A mobilização uniu diferentes correntes políticas do Inter.

A nova tentativa também se apoia em referências internacionais, como casos de outras ligas e esportes em que os resultados de campo foram mantidos mesmo após irregularidades — a exemplo do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que conservou sua medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2004, apesar de ter sido atrapalhado por um manifestante.

Em 2005, o Inter chegou a obter uma liminar que impedia a homologação do título do Corinthians, mas acabou recuando após pressão da CBF, sob risco de punição. Caso a atual iniciativa avance, o clube gaúcho poderá ser reconhecido como tetracampeão brasileiro.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.