Governo abre reserva de ouro na Amazônia
Connect with us

Economia

Governo abre reserva de ouro na Amazônia

Publicado há

em





Depois de mais de 30 anos fechada à atividade de mineração, uma imensa área da Amazônia rica em ouro será concedida à iniciativa privada. Portaria publicada no Diário Oficial da União abre caminho para a extinção da chamada Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), criada em 1984. A expectativa do governo é leiloar áreas no fim do ano.

Apesar de ter cobre no nome, a reserva, localizada entre os Estados do Amapá e do Pará, é rica sobretudo em ouro, mas também em tântalo, minério de ferro, níquel, manganês e outros. Não há informações sobre o tamanho dos depósitos de ouro e outros minerais associados, mas a avaliação do Ministério de Minas e Energia é de que a área pode se tornar de relevância mundial.

Notícia Relacionada:  Número de imóveis comerciais para alugar aumenta 96% em Porto Alegre

“Acreditamos que nessa área possa ser desenvolvido um projeto ímpar no mundo, com uma gigantesca atratividade para ouro”, disse Vicente Lôbo, secretário de Geologia e Mineração do ministério. Para Victor Bicca, diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, pode vir a ser tão representativa quanto é Carajás para o minério de ferro. A reserva tem 46 mil quilômetros quadrados.

Mineradores nutrem grande expectativa em relação à abertura da reserva. “Considero que a portaria é uma vitória do setor mineral. Há muito tempo a gente preconiza é a liberação dessa área”, diz Marcelo Tunes, diretor de assuntos minerários do Ibram, entidade que reúne mineradoras com operação no País.

Notícia Relacionada:  Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 26 milhões no sábado

Antes da criação da reserva, havia 171 requerimentos de pesquisa; depois, 482. O governo vai indeferir os pedidos feitos depois de 1984 e as áreas serão tornadas disponíveis para concessão. Mas os títulos concedidos antes dessa data serão analisados pelo DNPM e podem vir a ser outorgados. Antes de criar a Renca, o governo havia concedido 25 autorizações de pesquisa e duas concessões de lavra. (O Sul)



loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio