Atração de investimentos e promoção comercial são os objetivos da missão oficial do governo do Rio Grande do Sul que viaja ao Japão no próximo mês. As agendas vão ocorrer entre os dias 5 e 8 de junho, nas províncias de Tóquio, Shizuoka (Hamamatsu e Iwata) e Shiga (Otsu). Liderada pelo governador José Ivo Sartori, a comitiva será formada por secretários de Estado e deve ter a participação também de deputados estaduais e dirigentes de federações e entidades.

A aproximação do atual governo gaúcho com o Japão começou em novembro de 2015, em missão ao país asiático coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Nesta nova viagem ao Japão, serão destacadas as potencialidades do Rio Grande do Sul, na busca da atração de novos investimentos e da manutenção daqueles que já estão em andamento. Energias renováveis estão entre os temas da pauta. O governo gaúcho também vai solicitar apoio do governo japonês no desenvolvimento de tecnologias eficientes e sustentáveis para uso do carvão mineral.

Sartori ainda participará do 8° Seminário de Economia Brasileira, onde fará a palestra Rio Grande do Sul: seus encantos e a porta de investimentos para a América do Sul.

Pelo governo do Estado, acompanham o governador os secretários de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi; Comunicação, Cleber Benvegnú; Minas e Energia, Artur Lemos; e Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini. (Palácio Piratini)