No município de Campo Bom, em uma pastelaria, nesta terça-feira, um recente incidente envolvendo um pedido de comida em uma plataforma de entrega ganhou destaque devido a uma solicitação discriminatória feita por uma cliente identificada como Andressa. No campo de observações do pedido, a mulher requisitou explicitamente que o entregador fosse branco, expressando sua aversão a pessoas negras e insinuando preocupações infundadas sobre a manipulação de sua comida.
O único entregador disponível na loja em questão é Gabriel Fernandes, um profissional negro. O caso levanta questionamentos sobre discriminação racial e tem suscitado debates sobre como lidar com atitudes preconceituosas em serviços de entrega.
Não está claro se a atitude de Andressa foi motivada por vingança relacionada a uma entrega anterior.
Em nota, o Ifood repudiou o acontecido e informou ter contatado o restaurante para prestar o apoio necessário. Confira, abaixo, a nota na íntegra
O iFood repudia veementemente qualquer atitude racista, seja ela física ou verbal. Assim que tomamos conhecimento do caso ocorrido na cidade Campo Bom, identificamos que o cliente em questão criou uma conta no nosso app na data de 14/11/2023, realizando esse único pedido. Além disso, buscamos contato com os donos do restaurante para prestar o apoio necessário. Já estamos tomando as providências para o bloqueio do cliente e seguimos à disposição das autoridades para quaisquer informações necessárias. É importante ressaltar que esse tipo de comportamento fere totalmente os termos de uso da plataforma e que não toleramos nenhum tipo de discriminação.
Toda vez que um entregador ou restaurante parceiro identifica um pedido com dados errados ou comportamentos discriminatórios, a orientação é informar diretamente a plataforma sobre o ocorrido, para que possamos tomar as providências imediatamente.
Nesses casos, de violências física e verbais, os entregadores parceiros do iFood contam com o suporte da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, serviço em parceria com a organização global de advogadas negras, Black Sisters In Law, que disponibiliza uma advogada para acompanhar o caso de maneira personalizada e humanizada. Para ter acesso, os profissionais precisam acessar a área de Alerta de Casos Graves, dentro do app iFood para Entregadores, e realizar a denúncia com todas as informações do caso.
Confira o pedido: