Corsan: conheça quatro medidas de atenção para usar o saneamento contra a dengue
Foto: Divulgação

Corsan: conheça quatro medidas de atenção para usar o saneamento contra a dengue

Melhorar o saneamento, portanto, é fundamental para prevenir surtos como este que o país atravessa e outras doenças relacionadas ao ambiente

Compartilhe esta notícia

A falta de saneamento básico cria condições ambientais favoráveis para a reprodução do mosquito transmissor da dengue e aumenta a vulnerabilidade das populações às doenças transmitidas pela água e por vetores. Melhorar o saneamento, portanto, é fundamental para prevenir surtos como este que o país atravessa e outras doenças relacionadas ao ambiente. Com medidas simples de atenção aos sistemas de água, esgoto e resíduos sólidos disponíveis na sua casa e na sua cidade, veja como você pode ser um aliado contra o mosquito:

Elimine locais de acúmulo de água parada: A dengue é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Toda água acumulada em recipientes abertos, como cisternas antigas, pneus velhos, vasilhas, telhas, garrafas ou lixeiras e outros locais propícios à reprodução do mosquito deve ser escorrida e os objetos devidamente higienizados com água sanitária.

Gestão doméstica de resíduos sólidos: A falta de um sistema eficaz de coleta e disposição de resíduos sólidos pode levar ao acúmulo de lixo, que, por sua vez, pode se tornar local de reprodução do mosquito vetor da dengue. Fique alerta e tente realizar o descarte correto regularmente, afastando o risco de atrair o Aedes aegypti.

Campanhas no bairro e ações em ambiente familiar: os esforços de controle da dengue podem incluir medidas de controle do vetor no seu bairro, como campanhas educativas envolvendo a comunidade em atividades de limpeza, monitoramento e prevenção, e o incentivo a práticas de higiene e saneamento adequadas em domicílios e espaços públicos. Outra medida prática e fácil é adotar o uso de inseticidas e mosquiteiros.

Exija investimento em infraestrutura de saneamento na sua cidade: Chamar a atenção dos governantes para que priorizem investimentos em infraestrutura de abastecimento de água potável e tratamento de esgoto, garantindo acesso universal a serviços de saneamento básico, pode reduzir as chances de armazenamento inadequado de água e melhorar a saúde do meio ambiente na sua cidade e arredores.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!