Efetivo reforçado: Guarda Municipal de Porto Alegre forma 56 novos agentes
Foto: Pedro Piegas / PMPA

Efetivo reforçado: Guarda Municipal de Porto Alegre forma 56 novos agentes

Os novos reforços passam a auxiliar no patrulhamento das ruas, no maior reforço da corporação em 14 anos

Compartilhe esta notícia

A prefeitura formou no início da noite deste sábado, 16, os 56 novos agentes da Guarda Municipal. O evento, que integra as comemorações dos 252 anos da Capital, aconteceu no Parque Farroupilha e representa o fim do período de formação do efetivo – que passa a reforçar o patrulhamento as ruas, no maior reforço da corporação em 14 anos.

“Uma segurança pública eficiente se realiza através de investimentos em recursos humanos, tecnologia e inteligência. O ingresso de 56 novos agentes na Guarda Municipal é mais uma iniciativa da gestão para entregar à população uma cidade mais segura para se viver” – Prefeito Sebastião Melo.

O treinamento, de 880 horas/aula, foi coordenado pela equipe da Escola de Formação e Especialização de Guardas Municipais (EFEGM). A matriz curricular abrangeu conteúdos da área policial, armamento, legislação, defesa pessoal, condicionamento físico, administração pública e direitos humanos.

“A Guarda Municipal de Porto Alegre é a mais antiga do país e vive um período de fortalecimento. Todos os esforços objetivam a qualificação do serviço prestado à população, em todas as áreas da Capital”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Além do prefeito e do secretário de segurança, a solenidade também contou com a presença de secretários e vereadores municipais; do secretário estadual da Segurança Pública Adjunto, Mário Ikeda; do presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS), Ivan Pareta Júnior; e da promotora de Justiça Ivana Battaglin.

“Este evento representa mais que reposição de efetivo. Trata-se da consolidação do novo perfil da guarda municipal. Vamos aliar a experiência dos veteranos com a disposição dos novos para termos uma cidade cada vez melhor para todos”, destaca o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Formandos – Os 56 novos agentes foram aprovados no concurso público 719, organizado pela Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) em 2022. Os cargos são de provimento efetivo – ou seja, com estabilidade no caso de aprovação após três anos.

Reforços – Além da ampliação do efetivo, a corporação passa por um processo de reformulação tecnológica e logística. Em 2023, três novas bases operacionais foram entregues – e novas estruturas abrirão as portas neste ano. Nos próximos meses, haverá ainda a instalação de câmeras nas fardas dos agentes.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!