COLUNA: Dez vidas são perdidas em incêndio em pousada que não deveria estar atuando
Pesquisar
Foto: Giovanna Centeno/Porto Alegre 24 Horas

COLUNA: Dez vidas são perdidas em incêndio em pousada que não deveria estar atuando

Confira a opinião do colunista e empresário Gilvani, o Gringo

Compartilhe esta notícia:

Uma tragédia abalou Porto Alegre nesta sexta-feira. Dez pessoas morreram em um incêndio que atingiu uma pousada na Avenida Farrapos.
Embora as autoridades ainda não tenham certeza do que ocasionou o incêndio, algumas situações chamam a atenção e causam incômodo.
Conforme os bombeiros, a pousada em questão tem um Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) aprovado em 2019 para atuar como escritório. Porém a mesma nunca teve PPCI aprovado, ou sequer solicitado, segundo os bombeiros, para atuar como pousada. Ou seja: estava atuando, ainda conforme os bombeiros, sem autorização para tal.
E a situação fica ainda mais grave, pois o local tem convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade. Portanto, mesmo sem o PPCI adequado, e consequentemente a autorização necessária, o local foi aprovado em licitação e passou a ser custeado com dinheiro público.
O poder público afirma que a responsabilidade por fiscalizar o prédio é dos bombeiros, Defesa Civil e setor de engenharia da prefeitura, enquanto os bombeiros afirmam que sequer foram chamados para fiscalizar novamente o local, com o objetivo de regularizar a situação para o devido fim: abrigar pessoas.
Diante de tudo isto, uma coisa é fato: as autoridades responsáveis falharam, e vidas foram perdidas. O trabalho a partir de agora precisará ser muito mais efetivo para evitar que outra situação como essa ocorra novamente.

 

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Porto Alegre 24 Horas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.