Erro histórico nas medições resulta na perda de território do Paraná para Santa Catarina
Pesquisar
Foto:IAT/ Reprodução

Erro histórico nas medições resulta na perda de território do Paraná para Santa Catarina

Medições feitas por um morador revelou que uma área significativa atualmente atribuída ao Paraná deveria, na verdade, ser parte de Santa Catarina.

Compartilhe esta notícia:

Um morador de Guaratuba, no litoral do Paraná, trouxe à tona uma descoberta surpreendente que pode redefinir a fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Ao realizar medições por conta própria, ele descobriu que uma área significativa atualmente atribuída ao Paraná deveria, na verdade, ser parte de Santa Catarina.

Essa revelação contesta diretamente a delimitação estabelecida pelo Exército Brasileiro entre 1918 e 1919.

O Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (IAT), responsável por questões cartográficas no estado do Paraná, prontamente iniciou uma investigação detalhada após receber as informações do morador. Várias vistorias foram realizadas nos pontos indicados, e documentos históricos foram minuciosamente revisados e analisados. Os resultados preliminares apontam para um erro na marcação inicial feita pelo Exército

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.