Porto Alegre recebe sugestões de holandeses para melhorar proteção contra enchentes
Search
Search
Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre recebe sugestões de holandeses para melhorar proteção contra enchentes

Os Países Baixos são reconhecidos globalmente por sua expertise em engenharia hidráulica e inovações na gestão da água

Compartilhe esta notícia

Uma comitiva de pesquisadores holandeses apresentou, nesta segunda-feira (10) sugestões para recuperação e melhorias no sistema de proteção de Porto Alegre contra enchentes. O relatório final será enviado ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em 20 dias. Os Países Baixos são reconhecidos globalmente por sua expertise em engenharia hidráulica e inovações na gestão da água.

As sugestões foram apresentadas ao prefeito Sebastião Melo, ao diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, e a técnicos do departamento, em reunião na sede do Dmae. Entre as propostas, destacam-se a recuperação do sistema de proteção contra enchentes, a instituição de um sistema de monitoramento de níveis, vazões e ventos, e a criação de mecanismos para verificar a integridade dos componentes do sistema, como diques.

Os holandeses também sugerem o acompanhamento das previsões climáticas, a emissão de alertas para a população e a criação de um Sistema Integrado de Proteção contra Enchentes, envolvendo município, estado e governo federal. As ações foram divididas em quatro fases: imediatas (até setembro de 2024), de curto prazo (até final de 2025), médio prazo (até final de 2026) e longo prazo (até 2030).

Para elaborar o diagnóstico, a comitiva se reuniu com técnicos e representantes dos governos municipal, estadual e federal, incluindo pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo também visitou comportas, casas de bombas e diques nas zonas Norte, Sul, Centro e Ilhas para avaliar a estrutura atual do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. Após identificar fragilidades e áreas sem proteção, o relatório final trará sugestões para melhorar a estrutura atual e possibilitar a troca de tecnologias, tornando a cidade mais segura em casos de inundações futuras.

A comitiva é formada por especialistas do programa de Redução de Risco de Desastres (Disaster Risk Reduction – DRRS) dos Países Baixos, vinculado à Agência Empresarial Holandesa (Netherlands Enterprise Agency – RVO). A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Dmae, analisará as sugestões do relatório final e pretende ampliar o escopo do termo de cooperação para discutir planos de redução de riscos de alagamentos e de urbanização da região das ilhas. As ações são coordenadas pela Rede Diplomática e Econômica Holandesa no Brasil, através da Embaixada, do Consulado Geral de São Paulo e do Escritório Holandês de Negócios na Região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre).

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!