Governo brasileiro divulga nota criticando o assassinato do chefe do grupo terrorista Hamas
Pesquisar
Foto: AFP via Getty Images

Governo brasileiro divulga nota criticando o assassinato do chefe do grupo terrorista Hamas

Em nota, o documento repudia o flagrante desrespeito à soberania e à integridade territorial do Irã

Compartilhe esta notícia:

O assassinato de Ismail Haniyeh, chefe do grupo terrorista Hamas, foi condenado “veementemente” em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) nesta quarta-feira (31). Conforme o texto, “Tais atos dificultam ainda mais as chances de solução política para o conflito em Gaza, ao impactarem negativamente as conversações que vinham ocorrendo para um cessar-fogo e a libertação dos reféns”.

No documento, o Itamaraty declara que: “O Brasil repudia o flagrante desrespeito à soberania e à integridade territorial do Irã, em clara violação aos princípios da Carta das Nações Unidas, e reafirma que atos de violência, sob qualquer motivação, não contribuem para a busca por estabilidade e paz duradouras no Oriente Médio”.

Foi destacado ainda que “…para interromper a grave escalada de tensões no Oriente Médio, é essencial implementar cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, em cumprimento à Resolução 2735 do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

Morto em Teerã (Irã), durante um ataque aéreo que atingiu sua residência, Haniyeh estava na capital iraniana para a cerimônia de posse do novo presidente, Masoud Pezeshkian. A informação foi divulgada pelo próprio Hamas e pela Guarda Revolucionária do país.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.