Uma professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ulysses Machado Filho, localizada no bairro Estância Velha, em Canoas, foi afastada de suas funções após uma denúncia de agressão contra uma criança. O caso teria ocorrido na última terça-feira (14) e está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Segundo a Polícia Civil, os familiares do aluno foram orientados a registrar um boletim de ocorrência e acionar o Conselho Tutelar e o Centro de Referência em Atendimento Infanto-juvenil (CRAI). O delegado Maurício Barison Barcellos, responsável pela investigação, informou que o caso será apurado com base em imagens que mostram o estudante relatando a suposta agressão.
Além da denúncia formal, uma mãe de outro aluno da mesma professora relatou comportamento inadequado por parte da educadora. “As crianças dizem que ela só grita e era braba, não tinha carinho pra lidar com eles e zero simpatia pelos pais”, disse.
Em nota oficial, a Prefeitura de Canoas afirmou que trata-se de um caso isolado e que está sendo instaurado um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos. “A professora envolvida na ocorrência foi afastada imediatamente de suas funções. A família do aluno foi acolhida pela direção da escola e pela Secretaria Municipal de Educação”, diz o comunicado.
Ainda segundo a Prefeitura, a criança e seus familiares estão recebendo apoio psicológico e acompanhamento da rede municipal.
A direção da EMEI Ulysses Machado Filho não se pronunciou sobre o caso até o momento.