Entre os dias 10 e 16 de novembro, acontece a 1ª Semana do Hip Hop de Viamão. O evento será realizado pela Associação da Cultura Hip Hop de Viamão, que articulou junto à Vereadora Suplente Dani Rosa a Lei Municipal 5.531/2025 que reconhece o Hip Hop como movimento cultural e cria oficialmente a Semana do Hip Hop no calendário do município. O texto foi aprovado em julho deste ano, garantindo institucionalidade e permanência para o evento.
A 1ª edição é viabilizada através de uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Bruna Rodrigues. Além da semana, a ACH2V encerra as atividades do ano com mais uma edição do Hip Hop do Bairro – Tarumã, no dia 29 de novembro.
Toda gratuita, a programação da 1ª Semana do Hip Hop de Viamão oferece workshops, oficinas, seminários, exibições audiovisuais, cinema ao ar livre, apresentações e batalhas de rima em diferentes territórios da cidade. Para participar das atividades, os interessados devem preencher o formulário no link de inscrição online. Entre os destaques da programação, a exibição do “Sabotage: Maestro do Canão (2015)”, que terá ainda roda de conversa com o diretor Ivan 13P, Tamires Rocha e Sabotinha.
Memória, identidade e luta: Hip Hop e Consciência Negra
A programação ainda integra o mês da Consciência Negra e dedica a noite de 14 de novembro a uma ação especial no Brazil Estrangeiro, território que há décadas é referência e resistência à cultura negra na cidade. Entre as ações, está o Slam Viamão, edição especial, com temática voltada aos Lanceiros Negros, iniciativa que integra e conecta projetos que fortalecem a juventude periférica e a produção literária e poética da cidade.
“Estamos muito contentes em trazer tanto acesso a cultura hip hop para a cidade. O movimento é uma potente ferramenta de transformação social. E a Associação irá trabalhar cada vez mais para que as atividades realizadas estejam sempre evoluindo”, destaca Lawrin Ritter, coordenadora da ACH2V.



