O SUS Gaúcho está fortalecendo os hospitais municipais e de pequeno porte em todo o Rio Grande do Sul, com o objetivo de reduzir filas e ampliar o atendimento próximo à população. O programa prevê R$ 5,57 milhões em repasses em 2025 e R$ 22,3 milhões em 2026, beneficiando 45 hospitais de diferentes portes, incluindo 12 unidades com até 50 leitos. A estratégia é descentralizar o cuidado, qualificando o atendimento de baixa e média complexidade e reduzindo a sobrecarga sobre hospitais de referência nas grandes cidades.
A Saúde no RS tá diferente! Os recursos do SUS Gaúcho estão sendo aplicados em mutirões, habilitação de novos ambulatórios e qualificação das portas de entrada, como UPAs e prontos atendimentos municipais, ampliando a oferta de consultas, cirurgias eletivas e atendimentos de urgência. Até agora, mais de 30 mil consultas extras já foram realizadas ou agendadas por meio do programa, que também promove intervenções ortopédicas e oftalmológicas em diferentes regiões do Estado.
Além de agilizar o acesso aos serviços, os investimentos garantem mais resolutividade e atendimento humanizado nos municípios, evitando longas viagens e permitindo o acompanhamento local após cirurgias e tratamentos. O governo do Estado destaca que fortalecer os hospitais de pequeno porte é essencial para manter o cuidado contínuo nas comunidades, reduzir internações em unidades de alta complexidade e melhorar a eficiência da rede pública.



