PF deflagra Operação Profeta para investigar possível vazamento de questões do Enem 2025
Pesquisar
Foto: Divulgação/PF

PF deflagra Operação Profeta para investigar possível vazamento de questões do Enem 2025

Ação cumpre mandado de busca no Ceará após divulgação de vídeo com conteúdo similar ao da prova oficial

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou, neste domingo (23/11), a Operação Profeta para investigar a possível prática de fraude em certame de interesse público envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A ação incluiu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Ceará, expedido pela Justiça Federal.

 

A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, identificar a publicação de um vídeo em plataforma digital contendo questões com “similaridade substancial” às aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.

 

Segundo a PF, a operação busca esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção e divulgação indevida das informações e verificar eventuais conexões com outros crimes.

 

Em nota, a Polícia Federal reforçou seu compromisso com a integridade dos concursos públicos e com o combate a fraudes que comprometam a confiança da sociedade nos processos seletivos nacionais.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.