Michele Galvão será a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Viamão
Pesquisar
Foto: Diário de Viamão

Michele Galvão será a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Viamão

Acordo político selado na noite desta segunda-feira garante maioria ampla e consolida apoio da base governista

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Michele Galvão (PSDB), a mais votada na última eleição municipal em Viamão, será a próxima presidente da Câmara de Vereadores. Ela se tornará a primeira mulher a comandar o Legislativo do município. O acordo político foi fechado na noite desta segunda-feira (15), durante reunião que contou com a participação de 14 vereadores titulares e dois suplentes, além do prefeito Rafael Bortoletti e do vice-prefeito Maninho Fauri.

Estiveram presentes no encontro, além de Michele Galvão, os vereadores titulares Dieguinho (PSD), Lucas Souza (PSDB), Rodrigo Pox (Podemos), William Pereira (Podemos), Plinio Konig (PSDB), Márcia Culau (PSDB), Luisinho do Espigão (PSDB), Lucianinho (União Brasil), Markinhos (Agir), Xandão (Republicanos), Diego Petry (PSDB), Marco Antonio Borrega (PDT) e Eraldo Roggia (MDB). Também participaram os suplentes Dilamar de Jesus (PSDB) e Vitor Moreira (PSD). Vitor poderá assumir a vaga do vereador Thiago Gutierres, caso haja cassação do mandato.

Chamou a atenção a ausência do vereador Felipe Almada (PP). Procurado pela reportagem do Diário de Viamão, ele confirmou apoio à candidatura de Michele Galvão.

Após semanas de intensa movimentação nos bastidores, o prefeito Rafael Bortoletti demonstrou força e articulação política ao reunir diferentes correntes partidárias em torno do nome da vereadora tucana. O acordo já assegura ao menos 15 votos para a eleição da Mesa Diretora, número que pode chegar a 16 caso Vitor Moreira assuma a cadeira no Legislativo.

Na outra ponta, a oposição não conseguiu atrair nenhum parlamentar da base governista. Mesmo com articulações lideradas por Leandro Bonatto (PSDB) e Thiago Gutierres (PSD), sob coordenação do deputado estadual Valdir Bonatto (PSDB), o grupo não obteve adesões suficientes para viabilizar uma candidatura alternativa.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.