A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Tapera, deflagrou nesta terça-feira uma operação policial conjunta com o setor de inteligência da Brigada Militar que resultou na desarticulação de uma associação criminosa especializada em furtos de caminhonetes de grande porte.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 12 imóveis no município de Passo Fundo. Ao todo, oito pessoas foram presas, sendo as detenções realizadas nas cidades de Passo Fundo e Santa Rosa.
De acordo com a investigação, somente em 2025 foram registrados aproximadamente 140 furtos de caminhonetes em todo o Rio Grande do Sul, gerando um prejuízo estimado em cerca de R$ 23,8 milhões. O grupo criminoso alvo da operação desta terça-feira é apontado como responsável, apenas nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano, por oito furtos ocorridos nos municípios de Tapera, Ibirubá, Tio Hugo, Ronda Alta, Sananduva, Marau, Barra Funda e Não-Me-Toque. O prejuízo causado nesses crimes é estimado em aproximadamente R$ 2,6 milhões.
A ofensiva contou com a atuação integrada de cerca de 60 policiais civis e 40 policiais militares, evidenciando o trabalho conjunto e coordenado das forças de segurança pública no combate às organizações criminosas.
Concluída a investigação, o Inquérito Policial será encaminhado ao Poder Judiciário nos próximos dias, para a adoção das medidas legais cabíveis e a responsabilização dos envolvidos.



