Tradicional marco de abertura do Carnaval em Porto Alegre, a Descida da Borges será realizada nesta sexta-feira, 16, a partir das 18h, na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico da Capital. O evento dá início oficial às celebrações do Carnaval 2026 e promete reunir foliões, sambistas e representantes das escolas de samba da cidade.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA), a Descida da Borges reforça a importância cultural do samba e do carnaval para a identidade porto-alegrense.
A programação começa com a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Sebastião Melo à Corte Oficial do Carnaval, formada pelo rei Momo Jeferson Amorim, pela rainha Kerolyn Jordana e pelas princesas Zamilla de Jesus e Carolina Ferreira. Em seguida, ocorre a bênção ecumênica do estandarte das escolas de samba, momento que antecede o início do desfile.
Após os atos protocolares, tem início a tradicional descida dos carnavalescos, em um percurso que vai da Esquina Democrática até o Mercado Público. O trajeto será percorrido por integrantes de quatro agremiações: a Tribo Os Comanches e as escolas campeãs de 2025 nos grupos Bronze, Prata e Ouro — Cohab Santa Rita, União da Tinga e Imperadores do Samba, respectivamente.
Neste ano, o Carnaval de Porto Alegre celebra os 70 anos dos desfiles oficiais. As apresentações das escolas de samba estão marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte da cidade, consolidando mais uma edição histórica da maior festa popular da Capital.



