A Guarda Municipal de Canoas encerrou o ano de 2025 com resultados expressivos na área da segurança pública. Ao longo dos 12 meses, foram realizadas 456 operações em diferentes pontos do município, que resultaram em 174 prisões e conduções. O número representa um aumento de 21,6% em relação ao registrado no mesmo período de 2024.
Entre as principais ações desenvolvidas pela corporação está a operação Amanhecer Seguro, que contabilizou 365 operações ao longo do ano. A iniciativa ocorre diariamente nas primeiras horas da manhã e tem como objetivo garantir a segurança da população no horário em que muitos trabalhadores estão se deslocando para ou retornando de suas atividades.
No patrulhamento preventivo, a Guarda Municipal também intensificou a presença nas escolas da rede municipal, com a realização de 6.350 rondas ao longo de 2025. Além disso, a corporação participou de dezenas de operações conjuntas e integradas com outras forças de segurança e secretarias da Prefeitura.
Entre as ações integradas, destacam-se as operações Balada Segura e o Plantão Integrado de Fiscalização, força-tarefa voltada à fiscalização de comércios, bares e ao combate a diversas infrações no município.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alexandre Alberto Rocha, o trabalho contínuo da Guarda Municipal tem papel fundamental no enfrentamento da criminalidade e no fortalecimento da sensação de segurança da comunidade. Segundo ele, além de atuar de forma integrada com a Brigada Militar e a Polícia Civil, a corporação desempenha uma função social e comunitária.
“A Guarda tem a responsabilidade de proteger parques, praças e escolas, garantir segurança para o canoense ir e vir para o trabalho, apoiar órgãos de fiscalização e cumprir as leis municipais, incluindo o combate à perturbação do sossego. Esse trabalho contribui para desafogar outras instituições, especialmente a Brigada Militar, permitindo um patrulhamento mais ágil e focado nos crimes de maior potencial ofensivo”, avaliou o secretário.



