A Transparência Internacional afirmou que sua unidade no Brasil enfrenta uma “escalada de assédio” por parte de integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a organização, declarações públicas estariam tentando deslegitimar seu trabalho com acusações sem comprovação e alegações de motivação política.
A manifestação foi divulgada pelo secretariado global da ONG, com sede em Berlim. Em nota, a entidade destaca que, apesar de o governo defender publicamente o papel das organizações da sociedade civil, membros da gestão federal estariam atacando a atuação da Transparência Internacional no país.
A ONG informou ainda que circulou a declaração de um integrante do governo afirmando que a Transparência Internacional – Brasil estaria sendo investigada pela Polícia Federal. A organização diz que não há registros públicos dessa investigação e que não recebeu qualquer notificação oficial. Diante disso, foram enviadas cartas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a outros ministros pedindo esclarecimentos.
O presidente do Conselho Global da Transparência Internacional, François Valérian, manifestou apoio à unidade brasileira e pediu que o governo cesse o que a entidade classifica como assédio, defendendo a atuação independente das organizações da sociedade civil.
A ONG também relembrou episódios anteriores de críticas e ataques, inclusive após ter se posicionado contra decisões do Judiciário, como a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo a entidade, teria ocorrido com fundamentos jurídicos frágeis.



