Uma comitiva de Encantado esteve no Paraná para conhecer experiências exitosas na transformação de dejetos suínos e cama de aviários em energia renovável e fertilizantes orgânicos. A visita técnica teve como objetivo buscar referências e alternativas sustentáveis que possam futuramente ser aplicadas no município, fortalecendo o setor agropecuário e promovendo o desenvolvimento ambiental e econômico.
Participaram da comitiva o vice-prefeito e secretário da Agricultura e Obras, Agostinho “Baixinho” Orsolin, o vereador Leonardo Lorenzi, o extensionista da Emater/Ascar-RS Eduardo Mariotti, o técnico agrícola André Boeri e os suinocultores Alexandre Vian, Eduardo Bonfanti e Ademir Lorenzon.
A primeira visita ocorreu na cidade de Ouro Verde do Oeste (PR), na empresa EnerDinBo-PR, referência no processamento e tratamento de dejetos suínos. A comitiva foi recepcionada por um dos sócios da usina, Gilberto Lorenzi, que apresentou o funcionamento do sistema de biodigestão.
A usina produz biogás a partir dos dejetos, que é transformado em biometano. Parte desse biometano é convertida em energia elétrica — suficiente para abastecer cerca de 3 mil residências — e outra parte é utilizada como combustível para a frota de caminhões responsável pelo transporte dos dejetos. O processo resulta ainda em composto orgânico nutritivo, utilizado para adubação de pastagens, forragens e produção de grãos, fechando um ciclo sustentável.
Na sequência, a comitiva visitou o município de Salgado Filho (PR), onde conheceu a COOPENAD (Cooperativa dos Produtores de Energia e Adubo). A cooperativa utiliza dejetos suínos e cama de aviários para geração de energia e produção de fertilizantes orgânicos e organominerais.
Entre os produtos apresentados está o BIOGRAN, fertilizante 100% orgânico, livre de contaminantes e rico em nutrientes que melhoram as propriedades físicas e químicas do solo, promovendo sua revitalização microbiológica. O produto contribui para o crescimento saudável das plantas, maior resistência a pragas, doenças e variações climáticas, além de proporcionar colheitas mais produtivas e sustentáveis.
Já o BIOGRAN Organomineral destaca-se pela alta capacidade de retenção de umidade e elevado teor de nutrientes, garantindo maior produtividade em diferentes tipos de solos e culturas. As informações foram apresentadas pelo diretor da cooperativa, Volmir Kennedy Anater.
Para o vice-prefeito e secretário da Agricultura e Obras, Agostinho “Baixinho” Orsolin, a visita foi extremamente produtiva.
“Estamos buscando alternativas modernas e sustentáveis para agregar valor à produção do nosso município. Ver de perto iniciativas que transformam um passivo ambiental em energia, combustível e adubo nos mostra que é possível avançar com responsabilidade ambiental e geração de renda para os produtores.”
O vereador Leonardo Lorenzi, que também é agricultor, falando em nome do Legislativo, destacou a importância da união entre os poderes e os produtores.
“O Legislativo está atento e disposto a apoiar iniciativas que promovam inovação e sustentabilidade no campo. Essas experiências mostram que o cooperativismo e a organização dos produtores são caminhos viáveis para fortalecer a suinocultura e a agricultura regional.”
Representando os suinocultores, Alexandre Vian ressaltou o impacto positivo das tecnologias apresentadas.
“Para nós, suinocultores, é muito importante conhecer soluções que transformam os dejetos suínos em oportunidade. Além de resolver uma questão ambiental, ainda geram energia e fertilizante, agregando valor à atividade e trazendo mais segurança e sustentabilidade para o setor.”
O extensionista da Emater/Ascar-RS, Eduardo Mariotti, também destacou o potencial das tecnologias visitadas para a realidade de Encantado.
“Essas experiências demonstram que é possível integrar produção animal, geração de energia e manejo sustentável de resíduos em um mesmo sistema, promovendo eficiência e responsabilidade ambiental. A Emater está à disposição para auxiliar os produtores na avaliação técnica e na construção de projetos que possam viabilizar iniciativas semelhantes em nosso município, sempre com foco na sustentabilidade e na melhoria da renda no campo.”
A comitiva retornou a Encantado com novas ideias e perspectivas, reforçando o compromisso de buscar alternativas sustentáveis que fortaleçam o agronegócio local e promovam o desenvolvimento do município.
Texto: Prefeitura de Encantado



