Gravataí disponibiliza kits adaptados de material escolar para alunos com necessidades educacionais especiais – Notícias
Pesquisar
Foto: chatchawarn loetsupan/Pexels

Gravataí disponibiliza kits adaptados de material escolar para alunos com necessidades educacionais especiais

Ao todo, 2.580 alunos da rede municipal possuem necessidades educacionais especiais

Compartilhe esta notícia:

O ato de ensinar inclusivo é reconhecer que nenhuma trajetória de aprendizagem é igual à outra. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai disponibilizar, pelo segundo ano consecutivo, kits adaptados de material escolar para os 2.580 alunos da rede municipal que possuem necessidades educacionais especiais.

 

“Mais do que materiais escolares, esses kits representam acolhimento. Representam o olhar atento para crianças que, por muito tempo, precisaram se adaptar sozinhas a um sistema que nem sempre esteve preparado para recebê-las”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

 

Dentre os materiais, estão:

 

• Apontador escolar para lápis, com dois furos e depósito;
• Borracha retangular;
• Caderno com pauta ampliada;
• Conjunto de lápis de cor jumbo com 12 cores;
• Engrossador de lápis, pincel e caneta;
• Lápis de escrever jumbo cilíndrico ou sextavado;
• Tesoura escolar adaptada, sem ponta, com alças ergonômicas ou com mola.

 

Conforme a secretária da Smed, Aurelise Braun, cada item foi escolhido para promover autonomia, conforto e dignidade no processo educativo. “Os kits foram organizados com sensibilidade e responsabilidade, por meio da equipe pedagógica da Smed e diálogo com outros professores, mães, pais e responsáveis, considerando as necessidades específicas dos estudantes e respeitando seus tempos, seus movimentos e suas formas de aprender”, explica.

 

Educação especial: compromissos e conquistas

 

A prefeitura de Gravataí reafirma que investir em uma educação inclusiva é investir em humanidade, em justiça social e no futuro da cidade. “Durante anos, a educação especial foi tratada como pauta secundária, lembrada apenas em discursos e esquecida nas ações concretas. A atual gestão municipal escolheu um caminho diferente”, complementa Aurelise.

 

Com obras em fase final, a prefeitura vai inaugurar, em breve, o Complexo de Educação Especial Irmã Soledade, no bairro Castelo Branco. Com a entrega, a prefeitura reforça o compromisso de colocar a inclusão no centro das decisões, destacando a importância de ter criado a função de profissional de apoio pedagógico, funcionários terceirizados que auxiliam diretamente os alunos de educação especial, em conjunto com os monitores (estagiários de licenciatura), agentes de apoio e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

Atualmente, a rede municipal possui contrato que prevê até 300 profissionais de apoio pedagógico. “Entendemos que não existe educação de qualidade enquanto algum estudante ficar para trás. Toda criança importa, toda criança pertence, toda criança tem direito de aprender. Porque inclusão é cuidado, é respeito e é compromisso diário”, finaliza a secretária.

Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.