Projeto Árvore do Mês ganha selo – Porto Alegre 24 horas

Projeto Árvore do Mês ganha selo

Foto: Sérgio Louruz/Smams PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade lançou nesta quarta-feira, 2, o selo de identificação do projeto Árvore do Mês. A iniciativa faz parte da programação da 37ª Semana do Meio Ambiente. A partir deste mês, todas as publicações sobre a riqueza arbórea de Porto Alegre passam a ser identificadas com a imagem.

Arthur Vargas/ Smamus PMPA

“Como não poderia deixar de ser, a identidade visual do projeto remete à figura de uma árvore, nossa protagonista”, explica o secretário Germano Bremm. A figura da árvore, baixa e com folhas harmônicas, remete às espécies nativas do Rio Grande do Sul, como pitangueira, pata de vaca e ipê. O destaque para as folhas faz alusão à sombra para os gaúchos tomarem chimarrão. Também foi aplicada leve textura de grama ao fundo, com a ideia de dar profundidade e fazer referência ao chão dos parques e praças da Capital.

O projeto busca levar informação à população sobre as muitas espécies de árvores que existem na cidade e são uma das marcantes características da paisagem de Porto Alegre. Iniciado em setembro de 2019, o projeto já descreveu 15 espécies. Clicando aqui, é possível acessar todas as árvores apresentadas.

Neste mês de junho, a árvore a ser apresentada é a capororoca (Myrsine umbellata), uma espécie com intensa presença em toda cidade, por ser bastante utilizada na arborização urbana.

São árvores de porte pequeno a médio, atingindo até 20 metros. Possuem folhas simples com margens inteiras. A floração ocorre de dezembro a janeiro, sendo de cor amarelo-esverdeadas. Seus frutos são consumidos por sabiás, tucanos, jacus, gralha-amarela e outras aves. A semente germina facilmente em qualquer tipo de solo.

Em tupi-guarani, capororoca significa “árvore que estala”, em alusão à sua madeira quebradiça.

Fonte PMPA

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade