Estudo sugere que floresta da Amazônia está perto de virar savana
Foto: Divulgação | Greenpeace

Estudo sugere que floresta da Amazônia está perto de virar savana

Mudança diminuir o armazenamento de carbono e acelerar as mudanças climáticas

Compartilhe esta notícia

Um estudo feito por cientistas internacionais indicou que ao menos 50% da Amazônia está próximo de se tornar uma grande savana. A mudança, descrita no jornal científico Nature Climate Change, seria devido às ações humanas que acabam influenciando os níveis de aquecimento global.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Segundo trecho da pesquisa, o tipo de transição traria grande prejuízo à biodiversidade, uma vez que os padrões meteorológicos regionais mudariam completamente, acelerando de “forma dramática” as mudanças climáticas já nas próximas décadas. Caso a Amazônia não seja mais uma floresta tropical, o nível de carbono armazenado será menor.

“O que este estudo faz é oferecer algumas evidências baseadas em observações para o que já está acontecendo com esse importante sumidouro de carbono, e mostra que o uso da terra humana e as mudanças nos padrões climáticos e climáticos já estão impulsionando uma mudança importante no sistema”, disse Chantelle Burton, cientista climática sênior do Met Office Hadley Centre.

Ele ressaltou ainda, que a região amazônica tem potencial para mudar seu paradigma climático de uma hora para outra, o que é um detalhe importante. Enquanto outras áreas do mundo vêm piorando gradualmente ao longo de décadas, a Amazônia vem se mantendo, mesmo com os constantes desmatamentos sem fiscalização e o uso de maquinário que depende de combustível fóssil.

No estudo, imagens de satélite mostraram que mesmo as áreas de densa floresta estão demorando mais tempo para se recuperar de perturbações, quando comparado com a habilidade há 20 anos. Para os autores, essa diminuição da resiliência é um sinal de alerta de um declínio irreversível. (SBT)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!